Amélia Americano Franco Domingues de Castro nasceu no Rio de Janeiro em 1920. É filha de um oficial do Exército e teve um ensino dentro casa tradicional. Em sua entrevista conta sobre a sua infância no Rio de Janeiro, as brincadeiras que fazia com os seus primos na rua, sobre a época em que seu pai foi preso, em 1932, suas lembranças de escola, sua mudança para São Paulo, as festas e bailes que frequentava, período da faculdade e sua vivência nela, o começo de namoro com o seu marido, sua paixão pela leitura e por ensinar, como se tornou professora, suas aulas em Campinas, como foi o período de 68 para a educação, e sobre a educação de seus 3 filhos. Conta também uma das suas principais experiências profissionais: o Colégio de Aplicação, local onde ela e outros professores discutiam experiências pedagógicas.

Ponto de Cultura Depoimento de Amélia Americano Franco Domingues de Castro Entrevistada por Carolina Misoreli e Patrícia Fonseca São Paulo, 15/01/2008 Realização: Museu da Pessoa Entrevista PC_MA_HV096 Revisado por Luiza Gallo P/1 – Dona Amélia, eu queria que você começasse falando seu n...Continuar leitura

Título: Ensinar é sua vocação

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo