Na entrevista, Nicola conta que nasceu no interior de São Paulo mas cresceu na Vila Granada em São Paulo, desde pequeno ama estudar, teve dificuldades porque ficou cego, mas isto não o impediu de estudar. Sua paixão por literatura começa na infância com os livros que lia, os lugares que frequentava e com a escola, isto foi muito influente em toda sua vida. Se formou em história e atuou nesta área como professor, mas também deu aulas de filosofia e sociologia, buscou encontrar maneiras diferentes de ensinar e acabou se tornando um grande professor. Participou de lutas por direitos e foi militante do PT. Após se aposentar entrou como conselheiro no APEOESP - Associação dos professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo.

Título: Ensinando a enxergar

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo