Em seu depoimento, Bernardo Szpigel fala sobre seus pais, imigrantes poloneses, a infância e adolescência na cidade de São Paulo, o período escolar até ingressar no ITA. Conta sobre a formação em engenharia durante a Ditadura Militar e, ainda por cima, em uma instituição muito ligada aos militares. A oportunidade de trabalhar na Vale enquanto fazia seu mestrado, as experiências como engenheiro nas ferrovias e portos em Itabira e os contratos com o Japão. A mudança para Vitória, de fazer parte do setor de pesquisa operacional até o momento em que ganhou uma bolsa para estudar na Universidade da Califórnia. A volta para a empresa após dois anos morando nos Estados Unidos e sobre fazer parte da Bahia Sul, que cuidava da parte de celulose da Vale. Conta também sobre os rumos que sua vida tomou após tanto anos na Vale do Rio Doce e as pessoas incríveis que conheceu lá dentro.

Projeto: Memórias Companhia Vale do Rio Doce Depoimento de: Bernardo Szpigel Entrevistado por: José Carlos e Claudia Rezende Rio de Janeiro, 29 de março de 2000 Realização: Museu da Pessoa Código da entrevista: CVRD_HV005 Transcrito por: Rubens Martins e Nascimento Revisado por: Grazielle Pell...Continuar leitura

Título: Engenharia mineral

Data: 29/03/2000

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro