Cristina Alves Balbino, 29 anos, é filha de pais pernambucanos que vieram para o Rio de Janeiro. Nasceu no Rio de Janeiro e é moradora desde seu nascimento da favela da Rocinha. Atualmente, trabalha em uma clinica dentária e é estudante no 3º período de odontologia. Cristina conta que sempre trabalhou com projeto social e faz parte como diretora do projeto Crianças do Futuro. A técnica de enfermagem perdeu o emprego antes do início da pandemia, e durante o isolamento iniciou a entrega de cestas básicas para crianças e idosos de sua comunidade. Ao longo do trabalho, por meio das conversas com beneficiários, percebeu que as pessoas precisavam não apenas de cestas básicas, mas de outros cuidados, como curativos e entrega de medicamentos e até mesmo de uma boa conversa. Assim, passou a percorrer a comunidade fazendo, gratuitamente, curativos e outros auxílios para moradores que precisavam de atendimento, em especial em idosos e deficientes. Ela conta que suas visitas às casas objetivavam também levantar a autoestima dos moradores.  Cristina conta que conseguiu montar uma pequena rede com outros voluntários para atender a demanda da comunidade.  Segundo ela, para melhorar a iniciativa é preciso de mais voluntários comprometidos em ajudar. Sua visão durante a execução da ação, segundo ela, é que a pandemia ensinou aos moradores da Rocinha sobre a necessidade das pessoas se ajudarem. Cristina finaliza a entrevista comentando sobre sua percepção sobre a carência emocional dos moradores de uma atenção apenas para conversar e frisou que nesta pandemia todo morador ajudou ou foi ajudado.

Palavras-chave:

• Vídeo na íntegra