Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Karla Cristina Fausto
Por: Museu da Pessoa, 20 de abril de 2021

Empreendedora nata!

Esta história contém:

Empreendedora nata!

Vídeo

Meu nome é Karla Cristina Fausto Tiago. Eu nasci em Quirinópolis, Goiás, em 17 de setembro de 1988. O meu pai é Carlos Humberto Tiago, falecido. E a minha mãe, Elisabete Cristina Giuggioli. Os meus avós, da minha família paterna, ainda estão lá na região de Goiás. O meu vô materno foi fazer um trabalho lá na minha cidade, em Quirinópolis, e levou a minha mãe. A minha mãe era nova, tinha 16 anos. Ela conheceu o meu pai, fugiu e engravidou.

Eu tenho irmãos com a minha mãe e o meu padrasto, porque meu pai faleceu quando eu tinha sete anos. Aí nós mudamos pra Potirendaba, que é pertinho de Rio Preto, onde minha mãe conheceu o meu padrasto e se casou com ele. Ele chama Jean, e gente se dá superbem - desde pequena eu estou com ele. A gente veio porque meus avós moravam em Potirendaba.

Eu cheguei em Potirendaba e fui morar com os meus avós, pais da minha mãe. Era uma cidade pequena do interior paulista. Então, chegando em Poti, a casa do meu avô também era muito simples, mas já era bem melhor do que lá em Quirinópolis. E lembro da escolinha também, do quanto eu fui bem recepcionada pelos amiguinhos novos. Então, eu sempre fui muito comunicativa, sempre gostei de conversar e de ler textos. Ninguém queria ler, então: “A Karla lê”. Ninguém quer puxar a fila: “A Karla puxa a fila”. Então, eu sempre fui líder, eu sempre tive um espírito de liderança. Mas eu sou formada em Direito, passei na OAB no quinto ano.

E aí, com sete anos ainda eu comecei o balé. Não tem como eu falar da minha infância sem lembrar do balé, que foi a coisa que eu mais fiz na minha vida. Dos sete aos 27 anos, o que eu mais fiz foi balé. Eu fazia balé todos os dias da semana, e quem dava aula era a irmã do meu padrasto, a Dora, que também tem um papel muito importante na minha vida. Eu acho que ajudou muito, o balé, até na minha vida adulta, no meu lado empreendedora, porque no balé você não pode...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto 2020 e 2021

Entrevista de Karla Cristina Tiago - Rede Empresarial Voa

Entrevistada por Luis Paulo Domingues e Guilherme Foganholo

São José do Rio Preto, 20 de Maio de 2021

Entrevista MC_HV087

Transcrita por Selma Paiva

(00:30) P1- Bom, pra começar, Karla, eu gostaria que você falasse o seu nome completo, pra ficar gravado, a data de nascimento e o local que você nasceu.

R- Meu nome é Karla Cristina Fausto Tiago. Eu nasci em Quirinópolis, Goiás, 17 de setembro de 1988.

(00:51) P1- Legal. Qual é o nome do seu pai e da sua mãe?

R- O meu pai é Carlos Humberto Tiago, falecido. E a minha mãe, Elisabete Cristina Giuggioli.

(01:04) P1- Legal. E os seus avós? Você ainda tem contato com eles? Eles ainda estão vivos?

R- Meus avós paternos faleceram há dois anos: Eugenia Tiago e Lauro Joaquim Tiago. Meus avós maternos, eu tenho uma avó, que é Zelinda Carsoni. E meu avô, Sebastião Fausto, falecido.

(01:28) P1- Certo. E você sabe a origem deles? Eles moravam todos nessa região de Goiás? Vieram de fora, imigrantes?

R- Então, os meus avós, a minha família paterna ainda está lá na região de Goiás. E meus avós eram de lá. Minha avó era de lá. Meu avô era de Frutal, Minas. Meu pai também nasceu em Frutal, Minas. E a família da minha mãe era de São Paulo, capital, meu avô e minha avó.

(01:59) P1- Ah, sim. E, por acaso, você sabe como o seu pai conheceu a sua mãe? Como eles se conheceram?

R- Sim. O meu vô foi fazer um trabalho lá na minha cidade, em Quirinópolis, Goiás, onde eu nasci. E levou a minha mãe. A minha mãe era nova, tinha dezesseis anos. E ela conheceu o meu pai, fugiu, engravidou.

(02:18) P1- Sério?

R- (riso) É. Aquelas histórias, né? O meu vô não aceitava. Ele era mais velho. Não muito mais velho, mas ela era novinha. Aí já fugiu, já engravidou. A minha mãe foi mãe super nova, me teve com dezesseis anos.

(02:36) P1-Sim....

Continuar leitura

Título: Empreendedora nata!

Data: 20 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Karla Cristina Fausto
Entrevistador: Guilherme Dias Foganholo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios