Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Santa Regina Zagretti
Por: Museu da Pessoa, 25 de março de 2021

Empoderamento e Liderança Feminina

Esta história contém:

Empoderamento e Liderança Feminina

Vídeo

Meu nome é Santa Regina Zagretti. Eu nasci em Dumont, uma cidade bem próxima aqui de Ribeirão Preto, e sou de uma família de imigrantes italianos. Meus pais tinham uma pequena terra lá, e nós trabalhávamos juntos. E aí, num determinando momento, Dumont ficou pequeno e nós viemos pra Ribeirão Preto quando eu tinha 13 anos. Nós éramos em quatro mulheres e dois homens e viemos a Ribeirão Preto para poder estudar melhor, ter uma qualidade de vida melhor.

Com 15 anos eu já comecei a trabalhar no comércio. Eu tenho muita honra de ter trabalhado na Udular, foi meu primeiro emprego. Na época, eu fazia informação comercial. Isso é bem legal lembrar. Eu buscava e fazia os cadastros das pessoas, ia de loja em loja pedindo informação comercial para ver se aquela pessoa podia ou não ter aquele crédito. Não tinha esse sistema dos dados. E já naquela época, vendo mesmo a dificuldade, vendo a distância, vendo a falta de informação que o trabalhador tinha, o Sindicato dos Empregados do Comércio dava cursos, tinha assistência, tinha concursos, dos quais eu participava. Mas isso foi em 1972. Aí, em 1976, eu fiz a primeira viagem para Praia Grande, que foi financiada e organizada pelo Sindicato dos Empregados do Comércio, o que despertou muito mais essa proximidade. Eu era associada e frequentava o sindicato. E estudava também. Fizemos o ginásio, depois fizemos o colégio. Eu queria ser professora, cheguei a ministrar aulas, porque eu gostava muito. Mas na própria Udular eu já fui crescendo, trabalhando lá por 27 anos. Eu respondia pela gerência da loja, tanto administrativa, quanto financeira. E aí, em 1979 eu me formei em Administração de Empresa pela Universidade Moura Lacerda. Passei a dar aulas de Estatística à noite e continuei no comércio de dia.

Em 1981, eu passei a fazer parte da diretoria do sindicato, mas mesmo assim trabalhando no comércio - eu fazia as divulgações do sindicato e participava...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto 2020/2021

Entrevista de Santa Regina Zagretti

Entrevistada por Guilherme Foganholo e Cláudia Leonor Oliveira

Ribeirão Preto, 25 de março de 2021

Entrevista MC_HV043

Transcrita por Selma Paiva

P1: Boa tarde, Regina.

R1: Boa tarde.

P1: Bom, a Santa Regina é nossa entrevistada de hoje. Então, gostaria de agradecer você por estar cedendo esse tempo com a gente e estar fazendo essa entrevista, Regina. E eu gostaria de começar conversando, então, sobre a sua infância, Regina, o que você pode... você cresceu aí? Onde que você nasceu? Podia começar falando disso para gente?

R1: Ok. Primeiro lugar, eu queria parabenizá-los, né e agradecer pelo convite. E parabenizar porque eu acho que é de extrema importância resgatar a história, que pouquíssimas pessoas conseguem fazer isso, né? Ainda mais do comércio, acaba ficando um pouquinho, às vezes... eu costumo dizer que, às vezes, nós somos até invisíveis, né? Então, parabenizar muito, agradecer e dizer que eu me sinto, assim, muito honrada de estar com vocês nesse momento tão importante, que é resgatar aí a vida histórica do nosso comércio. E, desculpa, mas eu preciso de tomar água.

P1: Fica à vontade.

R1: Aí eu queria dizer para vocês que eu nasci em Dumont, uma cidade bem próxima aqui de Ribeirão Preto e vindo de uma família de imigrantes italianos. E meus pais tinham uma pequena terra lá, né e nós trabalhávamos juntos. E aí, num determinando momento, Dumont ficou pequeno e nós viemos pra Ribeirão Preto.

P1: Regina, você poderia dizer para gente o local do seu nascimento? Você falou de Dumont então, uma cidade perto, você estava falando da sua infância. Como que foi esses primeiros anos? Você ficou um tempo lá, antes de ir para Ribeirão, então?

R1: Isso. Dumont é muito próximo, tem 12 quilômetros daqui de Ribeirão Preto, e, na época, era distrito, né, de Ribeirão Preto. Depois, em 1978, transformou a...

Continuar leitura

Título: Empoderamento e Liderança Feminina

Data: 25 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Santa Regina Zagretti
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios