Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Karina Royas Marques
Por: Museu da Pessoa,

Em busca da independência

Esta história contém:

Em busca da independência

Vídeo

Eu me lembro claramente de eu ter tipo, 15 anos, estar começando a despertar aquele meu lado assim de vaidade e não sei o que, aí a minha mãe falava: "Filha, eu só vou te falar uma coisa, seja independente. Estude e trabalhe pra você se garantir, pra você não ter que depender de ninguém. Não interessa a profissão que você vai escolher, mas seja independente". Então tipo, não pare de trabalhar porque casou, não pare de trabalhar porque engravidou, sabe? Continua na estrada.

A minha mãe era uma pessoa super antenada, super a frente do tempo dela. Ela usou calça comprida quando mulher nem sonhava em usar calça comprida, e as que usavam eram taxadas de guerrilheiras, maconheiras, sei lá, esse tipo de coisa. Então ela foi uma mulher inspiradora. E sempre em movimento, sempre se atualizando, nunca parou. Mesmo aposentada abriu uma empresa de consultoria, que ela gostava daquela área. É e sempre foi, e sempre será a minha inspiração, a minha mãe.

Eu me lembro perfeitamente, a prova foi em fevereiro, fui num domingo em fevereiro, a prova do concurso. Foi assim, uma das madrugadas que mais choveu em Santos, se você procurar acho que fevereiro de 94, teve uma madrugada de sábado para domingo que alagou Santos, alagou. Começou a vazar água do forro pelo meu ventilador de teto, nunca vi aquilo na minha vida. Começou a voar água, o meu quarto inteiro, o meu computador... Assim, os meus livros, que era o que eu tinha de mais precioso.

Eu fiquei com água, tipo assim, uns três ou quatro palmos de água, o meu carpete, minha mãe arrancou o meu carpete depois, porque ficou um cheiro, minha rinite atacou. E aí eu falei: "Mãe, eu acho que eu não vou. Não tem condição", porque choveu a madrugada inteira e a prova era tipo, sete horas da manhã. E o meu colégio era o Primo Ferreira, que era na Vila Belmiro. Que é aqui perto. Eu tive um Escort na época, carteira nova, e eu fiquei um pouco com medo. Eu não dormi nada.

Nunca foi fácil,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto BTP Mulheres Empreendedoras

Depoimento de Rosemeyre da Conceição Duarte

Entrevistado por Jonas Samaúma

São Paulo, 13/11/2020

PCSH_HV941

Realização Museu da Pessoa

Transcrito por Fernanda Regina

P/1 - Então, gostaria de começar com você fechando os olhos se possível, fazer uma respiração bem profunda e na medida que o ar entra, que o ar sai, que você respira, você busca abstrair o seu dia, tudo que tá acontecendo, para gente entrar na sua história. E aí nesse túnel da sua história, eu queria que você pegasse lá, qual é a memória mais antiga que você tem, a primeira lembrança dessa vida.

R - A primeira lembrança que eu tenho dessa vida...

P/1 - Pode abrir os olhos, se quiser.

R - Eu fui lá atrás, é alguma coisa quente, tipo um colo. Eu acho que era a voz assim, da minha mãe, que eu imagino cantando, que ela gostava de cantar para me ninar, pra eu dormir.

P/1 - Olha só. Então já que você falou da sua mãe, qual é o nome dela?

R - A minha mãe é falecida e o nome Marilena.

P/1 - Marilena. E qual é a história dela, você sabe um pouquinho?

R - A história dela é inspiradora, que bom que você perguntou. Porque assim... Bom, se hoje eu percorri os caminhos que eu percorri, se eu me tornei o que eu me tornei, se eu fiz o que eu fiz ou deixei de fazer, é totalmente por conta da minha mãe. Então assim, ela sempre foi a minha inspiração, o meu modelo, minha melhor amiga, o meu tudo. Então assim, eu não tenho vergonha nenhuma de falar que ela tinha... A decisão, a opinião dela, tinha uma enorme interferência na minha vida. Mas eu acho que sempre foi positiva. Nunca eu acho que ela ultrapassou o limite e nunca eu acho que foi uma interferência que fosse me atrapalhar, era algo que ela... Talvez achasse que tinha de falar e que de alguma maneira fosse trazer algo de bom pra mim, nas minhas decisões. E eu sempre pesei muito a opinião dela. Então assim, a minha mãe prestou concurso público na idade dela,...

Continuar leitura

Título: Em busca da independência

Local de produção: Brasil / Santos

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Karina Royas Marques

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios