O anúncio dizia: pessoas com capacidade de entendimento e com boa facilidade de relação para desenvolver um trabalho comunitário no interior de São Paulo. Danilo, recém-saído de uma experiência eclesiástica como jesuíta, logo se identificou com a proposta. Ele, que peregrinava em enfermarias de indigentes limpando chão, dando de comer, enfim, vivendo uma época de entrega a uma realidade altruísta total, enxerga ali uma nova possibilidade de ser útil. A dispensa ao noviciado já era uma certeza e o destino não mediu esforços para mantê-lo sempre perto de pessoas. Tanta entrega na Companhia de Jesus só poderia render, dali em diante, o encontro com bons anjos: um amigo despretensiosamente lhe oferece o jornal com a vaga de trabalho. E Danilo se vê passando de etapa em etapa no processo seletivo para o cargo de “orientador social” para o Serviço Social do Comércio (Sesc) de São Paulo. Do menino que sofrera a morte da mãe muito precocemente, do jovem que formava com os irmãos a banda Os quatro sujeitinhos atrevidos, do adulto que ali se formava, amante da cultura e sedento pela vontade de conhecer o mundo, ao Brasil nascia um mito, um gestor cultural e presença obrigatória nas discussões mais importantes que marcam principalmente a cena cultural do país: eis Danilo Santos de Miranda.

Sou Danilo Santos de Miranda, nasci na Rua do Rosário, na cidade de Campos dos Goytacazes, no Estado do Rio de Janeiro: sou fluminense, embora o nome popular de quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é papa-goiaba. O nome do meu pai é Afonso Celso de Miranda e nasceu na cidade da região de Campo...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Depoimento de Danilo Santos de Miranda Entrevistada por Karen Worcman e Rosana Miziara São Paulo, 22/11/2017 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV643_Danilo Santos de Miranda_Parte 1 Transcrito por Mariana Wolff Revisado por Carolina Margiotte Grohmann Editado por Rosan...Continuar leitura

Título: Em busca da evolução do processo civilizatório

Data: 22/11/2017