Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Vanessa Besestil da Rocha, 5 de novembro de 2019

Elisabeth Silveira Soares: uma vida dedicada à família

Esta história contém:

Aqui na Vila Vargas, bairro da periferia de Porto Alegre todo mundo conhece a Elisabeth, carinhosamente chamada de Beth. Quando era pequena, ela cuidava dos irmãos para que os pais pudessem trabalhar, pois a vida não era nada fácil. Isso fez com que ela desistisse muito cedo da escola, estudando somente até a quinta série. Além disso, teve que lidar com o alcoolismo do pai e com a doença da mãe e dos irmãos que exigiam muito tempo e cuidado.

Mesmo com todas essas lembranças, se ela pudesse voltar no tempo, faria tudo novamente para conviver mais com sua família, pois segundo ela, partiram cedo demais. Por isso, ela é lembrada por ser uma mulher gentil, amiga e que valoriza muito sua família.

Foi durante uma festa de aniversário que ela conheceu o Seu Tadeu que após um breve noivado decidiram se casar somente no cartório. Beth lembra que no dia do casamento eles não tinham nem dinheiro para a passagem de ônibus e para chegarem lá, ganharam carona de um amigo do pai dela.

De lá para cá são quarenta anos de casamento. Dessa união, nasceram três filhos, todos muito bem encaminhados, mas sua grande preocupação são os netos e como ela mesma disse: “A única coisa de que tenho medo é de morrer e deixar meus netos desamparados.”

Beth mora perto da escola em uma casa rosa de esquina e não é difícil vê-la caminhando pela comunidade, conversando com os vizinhos, ajudando os amigos e cuidando dos netos. Também é uma grande incentivadora da escola, ajudando sempre que possível e tem muito orgulho de ter presenciado sua melhoria. Outra conquista da comunidade que ela relata é a construção da cancha da escola através do Orçamento Participativo em 1998 na gestão do então prefeito Paul Pont (PT), um espaço ampliado à comunidade, propício à prática de atividades esportivas, sociais e culturais.

Mesmo com uma grande família para cuidar, Beth não descuida de si mesma. Torcedora fiel do Internacional gosta de assistir e torcer pelo...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios