Nasceu em 1945 em São Paulo. Família de origem portuguesa: pai é descendente de imigrantes portugueses e a mãe é portuguesa. Infância na Pompéia, brincadeira na rua de pega-pega, peteca, ciranda. Pai alfaiate e depois comerciante, mãe cuidava de casa, mas quando solteira pintava fotografias, ofício que Cleide aprendeu. Passou pelas escolas: Campos Sales, Miss Browne, Colégio do Sagrado Coração de Jesus. Participou da JEC, Juventude Estudantil Católica. Juventude marcada por música, bailes e leitura. Depois de fazer o curso normal, começou a lecionar e entrou na Universidade de São Paulo, em Pedagogia, durante o regime militar. Contato com a corrente pedagógica da Escola Nova, estudos em sociologia, pedagogia, psicologia. Pertencia à mesma classe de Maria Lúcia e Beth, que começaram a escola Pueri. Por meio deste contato que Cleide entrou na escola como coordenadora. Projeto Escolas Associadas, deu assessoria na área de educação para o Pueri depois de ter saído da escola.

Projeto Pueri Domus - 40 anos Entrevistado por Lenir Justo e Damaris do Carmo Depoimento de Cleide do Amaral Terzi São Paulo, 21 de agosto de 2006 Realização Museu da Pessoa Código PUERI_HV009 Transcrito por Anabela Almeida Costa e Santos Revisado por Letícia Maiumi Mendonça P/1 – Professo...Continuar leitura

Título: Educação, a esperança da transformação

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Cleide do Amaral Terzi