Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 25 de setembro de 2008

Educação que abre novos caminhos

Esta história contém:

Educação que abre novos caminhos

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Mestres do Brasil: Suas Memórias, Saberes e Histórias

Depoimento de Cíntia Cardoso da Silva de Vasconcelos

Entrevistado por Sérgio Ricardo Retrós e Julia Bastos

Rio de Janeiro, 25/09/2008

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número: OFMB_HV023

Transcrito por Maria da Conceição Amaral da Silva

Revisado por Luiza Gallo Favareto

P/1 – Diga o seu nome, local e data de nascimento.

R – Meu nome é Cíntia Cardoso da Silva de Vasconcelos. Eu nasci em Paulo de Frontin, uma cidade vizinha à Cidade de Vassouras, onde eu moro atualmente. Esqueci a outra pergunta.

P/2 – A data.

R – A data de nascimento. Eu nasci em janeiro, no dia doze de 1978.

P/1 – Qual a origem da sua família?

R – A minha família é da região, não exatamente de Vassouras, é de Paulo de Frontin que, na verdade, pertencia à Vassouras. Vassouras era grande demais na época do plantio do café e pegava muitas regiões. Depois que as cidades foram se tornando independentes – digamos assim – passou a ter Paulo de Frontin.

P/1 – Você teve contato com algum dos seus avós?

R – Tenho os meus avós paternos, são vivos até hoje, e a minha avó materna. O único que não conheci foi meu avô materno, morreu antes de eu nascer. Mas os meus avós foram bem presentes na minha vida, a gente morava no mesmo terreno. A minha mãe mora até hoje no mesmo terreno deles, toda semana a gente está se vendo. É uma coisa bem legal.

P/1 – Onde é esse terreno? Como é?

R – É bem interessante, porque até umas fotos que eu trouxe quando eu estava pequena, estavam uns primos meu juntos. A gente cresceu praticamente junto, na mesma idade. O terreno é um pouco íngreme, minha avó mora embaixo, tinha a minha casa, tinha uma outra casa e uma outra casa do lado. Então todo mundo no mesmo terreno, a gente brincava junto, andava na rua, que era muito mais tranquilo. Era uma coisa bem gostosa, bem diferente de hoje em dia.

P/2 – Vocês brincavam do quê?

R – Vixe, a gente...

Continuar leitura

Título: Educação que abre novos caminhos

Data: 25 de setembro de 2008

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios