Randau conta que nasceu em Icaçaba, um cemitério indígena do nosso país. Sempre esteve muito ligado à natureza e o meio ambiente, tem uma enorme sensibilidade e consegue fazer leituras ambientais como por exemplo, sempre esteve sintonizado com as aves migratória e consegue ouvir seus grasnido. Acredita que elas são indicadores de que algo está mudando. Aos dezessete anos foi preso na Ditadura Militar, foi torturado e nas sessões de eletrochoque adquiriu sequelas para o resto da vida, como epilepsia e outros problemas neurológicos graves. Ao sair da cadeia, tinha duas alternativas: uma era voltar para o interior para curar suas feridas e a outra era continuar na luta. Optou pela segunda alternativa e se tornou um jornalista ambiental, lutando pelas significativas causas ambientais.

Projeto SOS Mata Atlântica 18 Anos Depoimento de Randau de Azevedo Marques Entrevistado por Beth Quintino e Rodrigo Godoy Embu, 19/01/2005 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: SOS_HV033 Transcrito por Thaís Cechini Revisado por Luiza Gallo Favareto P/1 - Boa tarde Randau. Obrigada...Continuar leitura

Título: É preciso enxergar o homem na paisagem

Local de produção: Brasil / São Paulo / Embu

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Randau de Azevedo Marques