Em seu relato, Maria Antonia Rodrigues Gigliotti relembra momentos marcantes de sua vida, fala sobre sua família operária e das influências de esquerda que teve desde pequena, recorda seus dois casamentos e sua transformação após eles, fala em detalhes sobre sua luta pelo idoso e como se tornou fundadora da Delegacia do Idoso e presidente do Fórum Nacional da Terceira Idade. Em sua entrevista, também cita uma frase que atribuiu a La Pasionaria “É melhor morrer em pé do que viver de joelhos”, que mostra como sempre se inspirou em mulheres revolucionárias.

Memória Oral do Idoso Oficina Cultural Mário de Andrade Depoimento de Maria Antonia Rodrigues Gigliotti Entrevistado por Fernanda e Josi São Paulo, 14 de outubro de 1992 Realização Museu da Pessoa Entrevista nº 24, fita nº 13 Transcrito por: Fernanda Regina R – Eu sou Maria Antonia Rodrig...Continuar leitura

Título: É melhor morrer em pé do que viver de joelhos

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Maria Antonia Rodrigues Gigliotti