Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Dos armarinhos ao Sincomércio

Esta história contém:

Dos armarinhos ao Sincomércio

Vídeo

Sou Paulo Cesar Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região, nascido em Ribeirão Preto, em primeiro de fevereiro de 1960. Os meus pais são Antônia e Benedito. Os dois montaram uma loja de armarinhos aqui, há 54 anos, que eu acabei sucedendo. E eles trabalharam com a loja até os filhos se formarem, e a gente escolheu sucedê-los. Depois montamos uma outra loja, abrimos duas lojas, em dois irmãos. Infelizmente, hoje eu estou com uma só, porque o meu irmão faleceu recentemente.

A loja começou onde está hoje, no mesmo imóvel desde o início. Depois a gente abriu um prédio maior, porque crescemos. Mas eu fiquei sempre sediado no ponto onde começou, porque sempre dei muito valor a esse ponto importante do comércio, que é na Rua Duque de Caxias. Ela chegou a ser comparada com uma 25 de Março de Ribeirão Preto, guardadas as devidas proporções. Mas é claro que desde os anos 60 a cidade cresceu muito. Nós temos hoje vários centros comerciais, e os armarinhos também foram pra essas áreas.

Mas antes, até o final dos anos 70, mesmo no início dos anos 80, tinha concurso de vitrines. A gente tinha ruas em Ribeirão Preto em que as pessoas saiam à noite, pra ir às lojas. Foi antes dos shoppings isso. Na época anterior ao shopping, o comércio de rua era muito vitalizado. Tinha decoração de Natal também, concurso de vitrine de Natal. E havia decoradores que iam para as lojas, sobretudo na Barão do Amazonas, na São Sebastião, a General Osório, antes do calçadão. Eu era criança e ficava na loja com os meus pais. Mas mesmo assim, fora do centro, a cidade já tinha centros comerciais fortes, como a Avenida da Saudade, depois veio a Dom Pedro. E com a vinda dos shoppings, aí explodiu, porque a região toda começou a vir a Ribeirão Preto com mais intensidade ainda.

A loja de armarinhos foi se modificando ao longo do tempo. Quando o meu pai montou a loja, era...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

MCHV_044_PAULO CESAR GARCIA LOPES

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto

Entrevista de Paulo César Garcia Lopes

Entrevistado por Claudia Leonor e Daiana Terra

Ribeirão Preto, 26 de março de 2021

Entrevista História de Vida 044

Transcrita por Selma Paiva

P1- Então, Paulo, obrigada por você ter aceito o convite nosso de estar aqui, no nosso estúdio virtual, relatando um pouco da sua trajetória frente ao comércio e frente ao Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto. Em nome do Sesc e do Museu da Pessoa, eu agradeço muito a sua presença aqui, hoje.

R- Eu que agradeço a oportunidade de contribuir. De fato, eu, desde criança, estou no comércio. Então, eu tenho muita história pra compartilhar com vocês, dentro daquilo que a memória for, o arquivo for sendo puxado lá, né? (riso)

P1- Isso, então pra gente começar, eu vou pedir pra você falar novamente o seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R- Ok. Olá, Paulo Cesar Garcia... pode começar?

P1- Pode.

R- Então, vamos lá. Um, dois, três. Olá! Paulo Cesar Garcia Lopes, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e região. Nascido em Ribeirão Preto, em primeiro de fevereiro de 1960.

P1- Maravilha. E o nome dos seus pais, Paulo? E em que eles trabalhavam? O que eles faziam, assim?

R- Os meus pais, Antônia e Benedito. Os dois montaram a loja aqui, que eu acabei sucedendo, né. Uma loja de armarinhos, há cinquenta e quatro anos. Começou, na verdade, em 1966. Meu pai começou com um sócio. E, depois de dois, três anos, resolveu chamar a esposa pra ser sócia dele. E eles trabalharam com a loja até os filhos formarem, né e a gente escolher sucedê-los. E foi o que acabou acontecendo, né? A gente montou uma outra loja, abrimos duas lojas, dois irmãos. Infelizmente, hoje eu estou com uma só, porque o meu irmão faleceu recentemente. E a gente, então, é a segunda geração de uma loja de armarinhos, aqui na região central de...

Continuar leitura

Título: Dos armarinhos ao Sincomércio

Local de produção: Ribeirão Preto

Entrevistador: Daiana da Costa Terra
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios