Rosina Breim é paulistana, filha de um imigrante sírio e de uma filha adotiva de árabes; foi a segunda dos nove filhos do casal. Recorda-se dos Natais em família, à moda síria, com todos reunidos. Tanto que, com o tempo, chegaram a se reunir noventa familiares. Aos sete anos, saiu do Centro e foi para a Casa Verde. Chorou pelas amiguinhas e pela precariedade do lugar. Esteve em escola síria e ficou ajoelhada no milho, de castigo. Com quatro anos! Casou-se aos 21, teve três filhos. Hoje tem netos e bisnetos. Teve gêmeos, mas não sentiu dificuldades - estabeleceu disciplina e dispensou trabalho e amolação. Viúva, considera que aprendeu durante a doença prolongada do marido e por isso, ao invés de se desesperar, pôde ser útil. Quando moça, sonhou ser comissária de bordo. Entende que hoje, seu futuro é agora.

Na data de maior significação para a cristandade - 25 de dezembro, Natal - eu, Rosina Breim, nasci. No ano de 1928, no coração de São Paulo, Capital, bem ali no Centro - rua da Constituição, acho que número 63. Fui a segunda de nove filhos de Bachir, imigrante sírio, e Laura, adotada por á...Continuar leitura

Projeto Conte Sua História Depoimento de Rosina Breim Entrevistada por Renata Pante (P/1) e Carol Margiotte (P/2) São Paulo, 27 de setembro de 2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV699 Transcrito por Rosana Rocha de Almeida Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Oi, dona ...Continuar leitura

Título: Dona Rosina, histórias que são lições

Local de produção: Brasil / São Paulo