Dione fala sobre origem dos avós e dos pais, relembra a remoção da família de uma favela carioca para a Vila Aliança, no bairro de Bangu, Rio de Janeiro, na década de 1960, local onde se encontram as memórias de sua infância, como as brincadeiras, a vizinhança, a fábrica de tecidos, o time de futebol Bangu e o bazar de carteirinha, isto é, a venda à fiado. Dione conta sobre o papel da religião na vida familiar, a rigidez nas escolas em que estudou, o início do envolvimento de seus amigos com o tráfico, a venda de roupas, os bailes na comunidade, o poder dos traficantes e de quem está no movimento. Ele conta sobre alguns fatos da década de 1980, como a disputa entre os comandos e o Exército, o conhecimento de armas e seu envolvimento com o tráfico de drogas na comunidade, do qual tornou-se tesoureiro do grupo. Dione fala como retornou para a Igreja, se tornou pastor e iniciou o projeto de evangelização dentro da favela, como conheceu sua esposa e construiu sua família. O seu personagem leva o seu nome em Suburbia: “Pastor Dione”.

A minha infância foi muito boa, porque o meu pai e minha mãe me trataram como um príncipe, por ser a primeira criança dentro da família. Meu pai era comerciante, e ele me dava de tudo. Era evangélico, um ministro da casa de Deus. Minha mãe também. E nascemos dentro de um berço evangélico. ...Continuar leitura

P/1 – Boa tarde, Pastor Dione, eu primeiramente gostaria de agradecer a aceitação do convite pra participar desse depoimento que é uma realização do Museu da Pessoa com a Rede Globo. R – Boa tarde, Paula, pra mim é um prazer imenso. P/1 – Eu gostaria então de começar o nosso depoimen...Continuar leitura

Título: Do tráfico para a Igreja

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro