Antônio Lino Pinto escreveu um livro. Memória das histórias de vida de pessoas, lembranças de lugares, resgates de compreensíveis emoções. Desde 1938. Desde a mineira Rio Branco até São Paulo. A saga de sua família – pais e irmãos, dez ao todo, e dele próprio. Gente humilde, trabalho pesado da roça, infância pobre de lavrador. As casas precárias, as mudanças em busca da sobrevivência, a chegada a São Paulo. A luta para estabilizar, para conquistar, para consolidar. O esforço como profissional compensando a formação escolar fragilizada. Por conta do livro, volta e meia volta aos cenários das dificuldades, um cenário também de saudade e muita emoção. Reconstitui a própria história, a própria caminhada, encontrando os vestígios do passado. E pode comparar com o quanto avançou, venceu, se transformou. Os filhos, nessa perspectiva, representam o tesouro maior.

Meu nome, Antônio Lino Pinto. Sou de uma cidade mineira – Visconde do Rio Branco – onde nasci em 1951. Herdei do meu pai o jeito quieto, a timidez. Quase nada fiquei sabendo da história dele e da minha mãe; o que sei foi através da minha irmã Duduca. O meu pai pouco falou dele mesmo...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Depoimento de Antônio Lino Pinto Entrevistado por Carol Margiotte e Ligia Furlan São Paulo, 28/03/2019 Realização Museu da Pessoa PCSH _ HV744 _ Antônio Lino Pinto Transcrito por Mariana Wolff Revisão – edição Paulo Rodrigues Ferreira MW Transcrições ...Continuar leitura

Título: Do alto da goiabeira ao ponto alto da história

Local de produção: Brasil / São Paulo