José Divino de Souza nasceu no dia 02 de junho de 1947, na cidade de Francisco Sá, norte de Minas Gerais. Relata que teve uma infância pobre, e se lembra bem que pairava sobre os moradores o medo da doença de Chagas. Foi o dinheiro recebido de um bolão na Copa do Mundo de 1962 que permitiu ele que viesse para São Paulo. Depois de muitas histórias na capital, mudou-se para São José dos Campos (SP) onde entrou no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), antiga Comissão Nacional de Atividades Espaciais (CNAE), no dia 07 de janeiro de 1970, às 8:42 da manhã. Trabalhou 48 anos na instituição, colecionou histórias, amigos e lembra de sua participação como funcionário e integrante do UTI – Universitários do Teatro do INPE, com o personagem Zé Pretinho.

Eu trabalhei 48 anos no INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Pelo tempo de serviço prestado, sei que a minha meta já foi cumprida dentro da instituição. Eu agradeço a oportunidade. Tive uma infância muito sofrida, vivida numa cidade muito pobre, onde nós tínhamos problemas com ...Continuar leitura

Projeto CEMADEN Depoimento de José Divino de Souza Entrevistado por Paulo Scada e Antônio Yuki Ueta (?) São José dos Campos, 28/02/2019 Realização Museu da Pessoa PCSH_HV720_José Divino de Souza Transcrito por Liliane Custódio MW Transcrições P/1 – Bom, primeiro eu queira agradecer a ...Continuar leitura

Título: Divino, Zé Pretinho! Quarenta e oito anos de INPE

Local de produção: Brasil / São José Dos Campos