Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Dessa infância maravilhosa

Esta história contém:

Dessa infância maravilhosa

Sou Renata Carla do Nascimento. Nasci no dia 25 de setembro de 1983, em São Bernardo do Campo. Minha mãe não poderia ter filho quando eu cheguei, mas mesmo assim fui bem recebida. Conforme os dias foram passando, era lindo a união entre eu, minha mãe e meu pai.

Sempre pedi por um irmão, mas como minha mãe tinha problemas, não podia ter mais filhos. Meu pai sempre me tratou como um bebezinho. Meu apelido era Danoninho. Me presenteava com um todos os dias quando chegava do trabalho. Quando completei três anos de idade, minha tia materna morreu de infarto, deixado os três filhos: dois meninos e uma menina. Como meu tio era sozinho, minha mãe pegou a menina para criar, ela também tinha minha idade. Fomos crescendo como irmãs. Minha mãe sempre trabalhou muito duro para não deixar faltar nada para nós. Meu pai era chefe na Brastemp nessa época, porém, bebia muito. Quando a fábrica da Brastemp foi embora, ele não quis ir e acabou perdendo o emprego. “ Perder o emprego”, essa frase foi triste porque entendíamos o que aconteceria. Foi a pior fase! Meu pai bebia tanto que ficava caindo pelos lugares. Contudo, minha mãe nunca deixou nada respingar na gente, aguentava sozinha aquela situação.

Tínhamos um tio que morava na região central de São Paulo, próximo da Estação da Luz, em frente ao terminal de trem que hoje é o teatro. Lembro como se fosse hoje! Íamos todos os fins de semana para lá. Foi assim que conheci o Minhocão, o Parque da Água Branca, o

Memorial da América Latina e entre outros locais. Andava de metrô e adorava escutar as conversas das mulheres nas paradas do metrô, principalmente, aquelas na estação Ana Rosa (lembrança gostosa, sorrio sozinha enquanto escrevo). As minhas férias e o Natal eram sempre no Mato Grosso. Não via o momento de acabar as aulas para isso. Íamos de ônibus ou de Pau de arara, junto com todos os meus primos, na carroceria do carro, coberta com uma lona igual a usada em barracas. Que delícia...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios