Vânia nasce em 1967 em Lucélia, interior de São Paulo. De família humilde, muda-se aos 2 anos para São Paulo com seus pais e 6 irmãos. Passa certas dificuldades com relação à moradia, fazendo seus pais se mudarem diversas vezes, por exemplo quando uma enchente destrói sua casa, . Aos 14 anos começa a trabalhar na fabricante de brinquedos Estrela, junto de suas irmãs. Aos 17 anos, engravida e casa-se com Luís Posterari, mudando-se novamente por vários lugares. Ao residir no CDHU na região da divisa de Itaquaquecetuba, percebe vários problemas na gestão do condomínio, acaba se envolvendo e se engajando até que se torna síndica de seu prédio. Ali teve início o histórico de lider comunitária e da luta por direitos em sua vida. Após algum tempo, muda-se com a família para Mauá. Começa um negócio de bordadeira, vai crescendo, até que em certo momento se depara dentro da Associação de Moradores do Jardim Oratório, onde tomaria gosto pela luta na garantia de direitos dos moradores. Se envolve tanto que deixa seu negócio de bordagem de lado e passa a atuar principalmente nas questões políticas do bairro. Em 2009, passa por uma disputa intensa com o Dersa, em defesa da retirada digna e garantia de direitos de moradores que teriam de abandonar suas casas para realização de obras do Rodoanel. Vânia nos conta sobre sua história riquíssima de trabalho, dificuldades, superação e principalmente da luta por direitos nas comunidades por onde passou.

imagens (7)

Manchete de jornal

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Reunião da Associação de Moradores

data (ou período): Ano 2008 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Retrato múltiplo

data (ou período): Ano 1978 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Manchete de jornal 3

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Na Câmara Municipal de Mauá

data (ou período): Ano 2009 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Despedida

data (ou período): Ano 2001 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Na 3a Conferência Nacional das Cidades

data (ou período): Ano 2007 Imagem de:Vânia Maria Buré Posterari

Manchete de jornal

Foto do Jornal Mauá Notícias de 05 a 11/02/2010. Manchete: "Prefeitura prioriza cadastro de moradores do Jd. Oratório". Na matéria há a foto de um morador do bairro com Vânia.

período: Ano 2010

Reunião da Associação de Moradores

Vânia com moradores em reunião da Associação de Moradores do Jd. Oratório, feita na casa de Aparecida, moradora do bairro. À direita, Moacir (presidente da associação Amigos do Jd. Oratório) e Dr. Cincinato (médico e vereador).

período: Ano 2008

Retrato múltiplo

Retratos de Vânia com dez anos de idade, feitos na casa onde morava, no Parque Novo Mundo - SP

período: Ano 1978
Palavras-chave:

Manchete de jornal 3

Foto do Diário Regional "Minha Cidade". "Manchete: DERSA não reforma casa em Mauá".

período: Ano 2010

Na Câmara Municipal de Mauá

Foto do Seminário "Regularização Fundiária" da ADHAB, na Câmara Municipal, em 28/11/2009. Na fileira de trás, no 4o, 5o e 6o lugar: Marcos, Vânia e Ângela, lideranças comunitárias.

período: Ano 2009

Despedida

Foto feita na saída do apartamento do CDHU, na Vila Sílvia - SP.

período: Ano 2001
Palavras-chave:

Na 3a Conferência Nacional das Cidades

Foto feita na 3a Conferência Nacional das Cidades. Da esq. para a dir.: Jovenildo (ADHAB/Prefeitura de Mauá), Manuel (idem), o ministro Márcio fortes, Vânia e Lourival (sindicato).

período: Ano 2007
tipo: Fotografia

Ponto de Cultura – Museu Aberto Depoimento de Vânia Buré Entrevistada por Nádia Lopes e Fernanda Prado São Paulo, 11/02/2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista PC_MA_HV238 Transcrito por Karina Medici Barrella Revisado por Gustavo Kazuo P/1 – Bom dia, Vânia. R – Bom dia. P/1 – O...Continuar leitura

Título: Defensora dos direitos da população em Mauá