Ainda pequeno, com quatro anos, ficou órfão de pai, o que gerou dificuldades para a família. Jovem, foi levado ao Rio de Janeiro por um tio para estudar, matriculado em um colégio para cegos, sendo ele e seu primo os únicos alunos que enxergavam, ocupando as duas únicas vagas para não cegos. Estudou direito em São Paulo, sendo calouro de Jânio Quadros. Conta sobre o início de sua carreira como jornalista e sobre sua vida em São Paulo. Sua torcida pelo SPFC veio pela semelhança com o uniforme do primeiro time que o apaixonou, o Esporte Clube Brasil, que tinha sede ao lado do Instituto Benjamin Constant no Rio de Janeiro, onde estudou quando criança. Fala sobre o fechamento do Paulistano por preconceito, racismo. Sobre a mudança do nome do Palestra para Palmeiras, e do interesse de compra do Pacaembu, recusado pela prefeitura. Da péssima condição do clube em seu início, exemplificando com a história da única bola para treino.

P - Falar seu nome, onde o senhor nasceu, quando... R - Meu nome é José de Castro Silveira, no jornalismo José Silveira. Eu nasci no dia 12 de junho de 1919 em Guaratinguetá, estado de São Paulo. Filho de um professor brilhante que foi meu pai, José de Castro Silveira, e de minha mãe Benedita...Continuar leitura

imagens (8)

Cotidiano

data (ou período): Ano 1938 Imagem de:

Jogo São Paulo X Fluminense no Pacaembu

data (ou período): Ano 1948 Imagem de:

Infância

data (ou período): Ano 1921 Imagem de:

Roupa de Marinheiro

data (ou período): Ano 1924 Imagem de:

Atividade Profissional

Imagem de:

José Silveira

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:

Mapa Silveira

Imagem de:

Entrevista em vídeo

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:

Cotidiano

Foto tirada no centro de São Paulo, com a personagem José Silveira. Tirada por um fotógrafo de rua (haviam muitos na época) que revelava na hora.

período: Ano 1938

Jogo São Paulo X Fluminense no Pacaembu

José Silveira é o primeiro da esquerda para a direita, os outros três são integrantes da torcida uniformizada do São Paulo. Ates do início da partida amistosa entre São Paulo e Fluminense no Pacaembu, José Silveira conversa sobre futebol com os integrantes da torcida uniformizada do São Paulo.

período: Ano 1948

Infância

Passeando na chácara do avô, José Silveira está montado em um cavalinho de pau.

período: Ano 1921

Roupa de Marinheiro

Fotografia tirada em sua casa. José Silveira estava com cinco anos, vestido de marinheiro.

período: Ano 1924

Atividade Profissional

Da esquerda para a direita: Amigo do piloto do avião, o piloto e José Silveira. José Silveira foi enviado pela Gazeta Esportiva para cobrir um jogo do São Paulo em Salvador, contra o Bahia.

José Silveira

José Silveira com 74 anos na Oficina Oswald de Andrade, no páteo interno no dia da entrevista em vídeo, seis de dezembro de 1993.

período: Ano 1993
crédito: Márcia Zoet

Mapa Silveira

tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Imagem capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1993
tipo: Fotografia

Projeto: História em Multimídia do São Paulo Futebol Clube Depoente: José de Castro Silveira Entrevistado por: Cláudia e Rodrigo São Paulo, Dezembro de 1993 Entrevista nº 016 P - Falar seu nome, onde o senhor nasceu, quando... R - Meu nome é José de Castro Silveira, no jornalismo José Si...Continuar leitura

Título: De jornalismo cego não tem nada