O depoente José Carlos de Oliveira Melo nos conta sobre sua infância em Catende, Pernambuco, com a família e seus irmãos e da sua estadia em Pirpirituba, onde iniciou os estudos, e em Maceió onde terminou o primário. Com o fim do relacionamento dos pais, José Carlos mudou-se para Recife com a mãe, onde ingressou na Rede Ferroviária do Nordeste através de um tio. Começou trabalhando num dos sítios que serviam à Rede e quando seu tio foi promovido o acompanhou a Itabaiana, onde começou a trabalhar fazendo diversos serviços na estação, por exemplo, como telefonista; depois, voltou com o seu tio e assumiu a posição de bilheteiro na estação Central. José Carlos ainda passou à área de bagagens recebidas; na sua narrativa ele descreve como funcionava este setor de onde coleciona uma série de histórias engraçadas. No mais, José Carlos nos conta sobre outras funções exercidas na Rede, de sua aposentadoria e sua ativa participação nas atividades da Associação dos Ferroviários Aposentados do Nordeste.

Projeto Um Trem de Histórias Registro Disseminação dos Saberes e Ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste - Módulo Pernambuco Depoimento de José Carlos de Oliveira Melo Entrevistado por Claudia Fonseca Recife, 15/04/2010 Realização: Museu da Pessoa Entrevista número: MRFP_HV019 Transcrito p...Continuar leitura

Título: De estação em estação

Local de produção: Brasil / Recife