Nesta entrevista, Antônio relata a sua trajetória como médico, sua infância graciosa ao lado de seus irmãos e expressa um imenso orgulho de cultuar os laços familiares. Antônio recordou sobre os anos que passou cursando Medicina, os aprendizados, lembranças de lições de seus mestres e o encontro com sua esposa. Desde adolescente esforçou-se para conseguir exercer a profissão desejada, encaixou-se no que se foi necessário para encontrar sua paixão na medicina do trabalho. Cresceu em diversos âmbitos na Aché, passando por diversos cargos. Como médico do trabalho inovou a profissão dentro da empresa, explicitando as necessidades dos funcionários. Como gerente de benefícios implantou um laboratório interno para os  1.100 trabalhadores que ali se dedicavam, modificou o restaurante, implantou uma construção de Rui Ohtake em forma de creche para as mães e ressignificou a importância da preservação do meio ambiente. Como gerente de saúde ocupacional passou a prover para o setor externo, traçando planos de projetos sociais, distribuindo sopa aos necessitados, buscando relevância social e ganhando o prêmio “industrial do ano”. Antônio nos conta como o apreço pela profissão se tornou um grande laço para com a sociedade.

Projeto Aché Entrevistado por: Stella Franco e Eliana Reis Depoimento de: Antônio Carlos de Almeida Local: São Paulo Data: 23/02/2002 Realização: Museu da Pessoa Código: ACHE_HV011 Transcrito por: Maria da Conceição Amaral da Silva Revisado por: Mylena Fernandes de Carvalho P/1 – Então, ...Continuar leitura

Título: Da paixão pela medicina ao amor social

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Antonio Carlos de Almeida