Takao Amano, conhecido pelas trincheiras de luta como Jorge, é filho de imigrantes japoneses e sua história é permeada pela luta, que remonta os ensinamentos de seu avô, um sacerdote xintoísta japonês. Dos valores de justiça aprendidos desde jovem, Takao desenvolve o desejo de militar nas linhas de frente por um mundo diferente do que viveu. Ainda no colégio, junta-se à Ação Católica e, posteriormente, à juventude do Partido Comunista Brasileiro. Após o Golpe Militar de 1964 e a intensificação das políticas de repressão do estado, decide integrar uma das cisões do PCB que resulta na fundação da Aliança Libertadora Nacional, organização de guerrilha urbana que contou com figuras centrais, como Carlos Marighella. Já na ALN e na clandestinidade, participa de diversas ações diretas, como assaltos a banco, nos quais chega a ser baleado. Sequestrado pelo DOPS em 1969, passa dois anos nos porões do DOI-CODI, onde é submetido à tortura, até ser liberto em 1971, quando parte para o exílio. Durante o exílio fica em países como o Chile, Cuba, França e URSS, e só volta ao Brasil em 1979, com a anistia já em vigor. De sua rica memória, na qual as lembranças da ditadura militar e suas atrocidades permanecem, Takao nos lembra da importância de não se esquecer os erros do passado, nos deixando de legado uma longa trajetória de luta a ser seguida pelos que vêm.

Projeto Conte Sua História Depoimento de Takao Amano Entrevistado por Goya Cruz e André Cruz São Paulo, 27/10/2012 Realização Museu da Pessoa Entrevista PCSH_HV378 Transcrito por Edgard Léda Revisado por Ana Calderaro P/1 – A gente vai começar querendo saber qual é o teu nome, local e a d...Continuar leitura

Título: Da memória nasce a luta

Data: 27/10/2012

Local de produção: Brasil / São Paulo