Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: João Manoel Dias
Por: Museu da Pessoa, 30 de abril de 2021

Da infância na roça ao ofício de alfaiate

Esta história contém:

Da infância na roça ao ofício de alfaiate

Vídeo

Eu nasci dia 2 de setembro de 1949, em General Salgado, que fica bem próximo daqui. Meu nome completo é João Manoel Dias, mas o de profissão é João Dias Alfaiate. Eu nasci na fazenda, na beira do córrego. Eu fui uma criança feliz, porque tudo que eu tive na infância, essa molecada de hoje nem pensa em ter. Somos em 13 irmãos, e nós trabalhávamos na fazenda, acompanhávamos os retireiros que trabalhavam ali. E, por fim, eu e um dos meus irmãos assumimos o sítio – porque daí meu pai já tinha vendido parte da fazenda pra pagar os outros irmãos, e ela ficou só com 50 alqueires.

E a gente ficou no comando: tirava leite, fazia roçado no pasto... era isso aí: era nadar nos córregos, andar a cavalo, roubar melancia nos sítios dos vizinhos - sendo que nós tínhamos tudo isso no nosso sítio, mas a do vizinho era mais gostosa. (risos) Jogava bola... o sítio, lá, era uma bênção, e todas as ruas da cidade terminavam em algum sítio.

Então, na parte da manhã era tirar leite, e depois disso eu ia pra cidade aprender a profissão de alfaiate. O que eu queria ser mesmo, na época, era mecânico. Eu tive chance de ser torneiro mecânico, mas aí a minha mãe falou: “Não, suja muito a roupa”. Aí eu fui pra alfaiataria, que era um serviço limpo e muito importante. Fui aprender desde garoto. Com 12, 13 anos que eu comecei. E quando a gente entra numa alfaiataria, começa a aprender a arrematar calça, fazer bolso de calça... e vai indo, até que começa a fazer calça. Depois, é daí pra cima.

Existe uma hierarquia no alfaiate: primeiro é aprendiz, depois, oficial. É, na verdade, primeiro é gancho, arrematador de calça. Depois começa a aprender a fazer calça, é aprendiz. Depois já parte pra paletó, é oficial de paletó. Eu dei sorte, porque com 17 anos eu já era oficial de paletó.

Em General Salgado, as coisas dependiam de lavoura. Tinha aqueles fazendeirões que iam...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio São José do Rio Preto 2020/2021

Entrevista de João Dias

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Daiana Terra

São José do Rio Preto, 30 de abril de 2021

MC_HV066

Transcrito por Selma Paiva

Conferida por Daiana da Costa Terra

(02:40) P1 – ‘Seu’ João, pra começar, eu gostaria de saber do senhor, que o senhor falasse seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – Eu nasci dia 2 do nove de 1949, em General Salgado, é bem próximo daqui, cento e dez quilômetros daqui.

(03:02) P1 – Sim. E o seu nome completo é João Dias ou tem um nome no meio?

R1 – João Manoel Dias.

P1 – João Manoel Dias.

R1 - É, eu sempre usei assim… o meu nome na profissão, João Dias Alfaiate.

(03:21) - P1 – João Dias. Perfeito. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai, Osvaldo Manoel Dias; minha mãe, Maria Umbelina Dias.

(03:34) P1 – Certo. E o senhor chegou a conhecer os seus avós?

R1 – Da parte da minha mãe eu conheci o avô e a avó. Da parte do meu pai eu conheci só a avó. Eu não me lembro do meu avô.

P1 - Sim.

R1 - Eu era muito pequeno e não me lembro dele.

(03:54) P1 – O senhor sabe o nome deles, pra falar? O senhor se recorda o nome dos quatro?

R1 – Sei. Do meu avô, pai do meu pai, Joaquim Manoel Dias e minha vó Ana Maria de Jesus.

(04:10) P1 – Sim. E da mãe?

R1 – Da mãe, José Pedro Rocha, o pai e a mãe, Ana também, Ana Rocha.

(04:25) P1 – Sim. Muito bom, ‘seu’ João. E o senhor teve irmãos? Tem irmãos ainda?

R1 – (risos) Nós somos apenas em 13… 13 irmãos, é...

P1 - Vixi...

R - 11 vivos… 11 vivos. (risos)

(04:41) P1 – Onze vivos. Que legal!

R1 - Onze, é.

P1 - E, por acaso, o senhor sabe a origem da sua família? Eles vieram, lá pra trás, vieram de Portugal ou estavam em Minas Gerais ou por aí, mesmo, perto? Como que eles chegaram aí, na cidade que o senhor nasceu, que o senhor falou agora?

R1 – É… O meu...

Continuar leitura

Título: Da infância na roça ao ofício de alfaiate

Data: 30 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Entrevistador: Daiana da Costa Terra
Personagem: João Manoel Dias
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios