Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Giba Junior
Por: Museu da Pessoa, 17 de maio de 2021

Da infância difícil ao universo dos cosméticos

Esta história contém:

Da infância difícil ao universo dos cosméticos

Vídeo

Eu sou o Giba Junior, diretor comercial da Plakton Cosméticos. Fui fundador da empresa, e hoje nós temos duas empresas no ramo de cosméticos: uma chamada Plakton Cosméticos, que atende os distribuidores, e a outra chama Cattion, que atende a internet, farmácia e mercado. Mas, do início da nossa história, como a grande parte dos brasileiros vem de uma pobreza muito extrema, eu sou filho adotivo e com muito orgulho - perdi minha mãe há pouco tempo, mas com muito orgulho de ser filho adotivo. Morei numa comunidade, que antigamente se chamava favela. Fiquei lá até meus 16 anos, em Santo André.

Eu perdi a pessoa a quem eu chamava de pai, com seis para sete anos. Comecei a trabalhar com sete anos de idade para ajudar em casa, vendendo coxinha, verdura, sorvete, cuidando de carro na feira. Acordava quatro horas da manhã para montar as barracas e desmontar no final da feira.

Até que minha mãe me colocou num sistema chamado CPM, que é o Corpo de Patrulheiros Mirim. Essa instituição existe até hoje em Santo André, ela é bem bacana e tem à frente o grupo Rotary. Ela ensina profissões: datilografia, na época, informática, como se comportar, preencher documento, como interagir com a empresa, funcionário, com os demais... foi bem bacana! Eu fiquei seis meses lá, e de lá saí para uma empresa chamada ACC Indústria de Artigos para Escritório, que existe até hoje. Mas eu queria uma empresa melhor, e foi tudo na época da gestão do Celso Daniel, em Santo André. Eu tive o prazer de trabalhar com um cara incrível, que foi ele - eu trabalhei na Chrysler, na Avenida do Estado, três anos, até minha mãe casar de novo e resolver mudar para o interior. Eu não queria ir, porque aí eu já estava trabalhando.

Mas eu acabei vindo com eles para o interior de São Paulo, para morar em Votuporanga. Aí eu fui “chapa”, aquelas pessoas que ficam na estrada, esperando o caminhão chegar para descarregar, com...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memórias do Comércio de São José Rio Preto - 2020-2021

Entrevista de Giba Junior

Entrevistado por Claudia Leonor Oliveira e Luís Paulo Domingues

Rio Preto, 17 de maio de 2021

MC_HV079

Transcrita por Selma Paiva

(00:24) P1 – Então, Giba bom dia, obrigada por ter aceitado o nosso convite. Então, vou pedir para você começar a entrevista falando seu nome completo, o local e a data de nascimento.

R1 – Tá, ok. Claudia, primeiramente obrigado pelo convite aí, foi um prazer imenso falar com vocês, falar com o instituto, tá? E, quando for possível, é só me convidar, que eu estarei aqui também, de portas abertas.

(00:50) P1 – Maravilha!

R1 – Eu sou o Giba Junior, diretor comercial da Plakton Cosméticos, fui fundador também da empresa, hoje nós temos duas empresas no ramo de cosméticos e criamos o grupo. Uma chamada Plakton Cosméticos, que é onde atende os distribuidores e a outra chama Cattion, onde a gente atende a internet, farmácia e mercado, né? Mas, do início da nossa história, como a grande parte dos brasileiros vem de uma pobreza muito extrema, né? Eu sou filho adotivo e com muito orgulho, perdi minha mãe há pouco tempo, há uns três anos atrás, mas com muito orgulho de ser filho adotivo, morei numa comunidade, que antigamente se falava favela, né? Fiquei lá até meus 14... 16 para 17 anos mais exato, morei em Santo André...

(01:46) P1 – Em Rio Preto mesmo, Giba?

R1 – Não! Em Santo André, São Paulo.

(01:51) P1 – Em Santo André, São Paulo. Então, você nasceu em Santo André?

R1 – Isso, nasci em Santo André. Eu perdi a pessoa, a figura que eu chamava de pai, com seis para sete anos, né? Que ele teve um problema de saúde e veio a falecer. Eu comecei a trabalhar com sete anos de idade, para ajudar em casa. E foi assim que começou minha trajetória, vendia coxinha, vendia verdura, vendia sorvete, cuidava de carro na feira, para ajudar em casa, acordava quatro horas da manhã para montar as barracas e desmontar...

Continuar leitura

Título: Da infância difícil ao universo dos cosméticos

Data: 17 de maio de 2021

Local de produção: Ribeirão Preto

Transcritor: Selma Paiva
Personagem: Giba Junior
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios