Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem:
Por: , 27 de abril de 2021

Da admiração nasceu uma grande amizade

Esta história contém:

Da admiração nasceu uma grande amizade

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a vida de Salmito

[...] quando ele (Jonh Cotrim) era presidente de Furnas, que foi inaugurar a primeira unidade geradora da Usina de Furnas, já tinha se instalado o golpe de 64 e ele avisou para o professor Antônio Dias Leite Junior, que era Ministro de Minas e Energia, vamos inaugurar, mas eu vou citar que o projeto foi de Juscelino Kubitschek. E o ministro tem que aceitar e engolir. E ele citou com todos os Castelos Brancos e pretos que estavam lá. Ele não perdoava não. Porque ele não era político, ele não era político. Para tu ter uma ideia, ele passou de Juscelino até ir para Itaipu, não era para qualquer um, tinha que ser muito respeitado.

Eu não tinha nem terminado o ensino médio quando “estagiei” no Conselho Nacional de Água e Energia Elétrica, mas isso abriu portas para FURNAS, por quê? FURNAS era uma empresa de quê? De energia elétrica. E tinha um presidente, chamado John Cotrim, que era um homem de visão. Ele não se confirmava só com informações do Brasil. Ele foi indicado pelo Presidente Juscelino Kubitschek, lá atrás, quando ainda era o governador de Minas, para ser o representante da Cemig, recém-criada, no comitê brasileiro do Conselho Mundial da Energia. E isso era uma coisa Internacional, e que mexia com essas estatísticas. E uma pessoa que tinha se preparado sem saber a mexer com tudo isso, nacional e internacionalmente, fui eu.

FURNAS era no escritório central, na Rua São José, 90. Nós ficávamos à disposição da diretoria. Tinha umas tarefas diárias e algumas coisas extras, que era assessorar a diretoria também. Com o tempo, isso gerou um pouquinho de ciúme, o que é natural. Um moleque novo desse chega aqui, e toda hora é chamado lá no 3º andar? Que era onde ficava a diretoria. O nome do moço, do chefe, era Afrânio, e ele dizia: “Até hoje ninguém me chamou para tomar um guaraná, é só para me dar trabalho”. “Porque eu estou...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Antônio Carlos Salmito

Entrevistada por Danilo / Daniela

27/04/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número FUNAS_HV003

0:00

P/1 – Para iniciar eu queria que você falasse o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento?

R - Meu nome é Antônio Carlos Salmito, eu nasci em Teresina, capital do Piauí, em 17 de setembro de 1945. Meia hora depois da guerra.

0:57

P/1 – Te contaram isso?

R – Exatamente.

1:02

P/1 – Antão você é de agosto?

R – Sou de setembro. Foi logo depois da guerra.

1:15

P/1 – Salmito, você conheceu a história dos seus avós maternos, paternos? Você conhece?

R – Olha, muito pouco. Porque tanto maternos, quanto paternos, eram cearenses, e eles ficaram nas cidades deles, principalmente o avô paterno. Fez família lá, chegou a ser Coronel do interior. Viveu lá, em São Benedito no Ceará. E o avô materno, viveu muito tempo e Ubajara, bem pertinho de São Benedito, e em cima da serra. Esse foi embora para o Maranhão, nunca mais voltou.

2:34

P/1 - Eu não conheço São Benedito, são regiões de sertão, é mais para o interior?

R - É em cima da Serra.

2:46

P/1 - Os dois são de São Benedito, é isso?

R – Não! O meu avô por parte de mãe, é de Ubajara, um pouquinho antes de São Benedito, mas é em cima da serra também. Mas é uma região muito boa, não tem falta de chuva, tem bastante água, é muito prospera, é muito legal.

3:31

P/1 – O seu avô paterno trabalha em fazenda. Você falou que ele chegou a ser Coronel, estou imaginando com propriedades de terra, é isso?

R – Tinha lá umas terrinhas.

3:42

P/1 - Uma pessoa com questões políticas, envolvido com a política?

R – Não, ele não se metia com isso não. Ele ajudava a administrar as coisas e tal. Ele era empresário, pequeno empresário. E viveu lá a vida inteira.

4:04

P/1 - Você os conheceu?

R - Eu conheci! Mas vi pouco o meu avô paterno, vi por cerca de 20 minutos. E o materno eu ainda vi um pouquinho mais. Mas...

Continuar leitura

Título: Da admiração nasceu uma grande amizade

Data: 27 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios