Maria Almeida de Araujo Pessoa nasceu no dia 12 de novembro de 1956 na cidade de Caetés, em Pernambuco. Nesta entrevista, nos conta de sua infância na roça, onde passava boa parte do tempo buscando água longe de casa para enfrentar a seca, além de sua difícil relação com o pai, que não aceitava os seus sonhos de trabalhar em um hospital e de tornar-se cardiologista. Migrou para São Paulo, onde trabalhou em diversos hospitais, como o Hospital Sorocabana e o São Camilo. Enfrentou diversas dificuldades que a impediram de se dedicar aos seus principais sonhos, dentre elas a descoberta de um tumor no olho de sua filha recém-nascida, o envolvimento de seu filho primogênito com o tráfico e um enfarte de seu marido - fatalidades que ocorreram simultaneamente. Resistiu a essas adversidades perseguindo outros sonhos: concluir o técnico de enfermagem e aprender a nadar. Hoje trabalha como enfermeira na Creche Madre Camila. Dedicou-se toda a sua vida a cuidar dos outros e hoje sonha em comprar a sua casa na praia para poder acordar de manhã e mergulhar no mar, esquecendo que um dia teve problemas.

Ponto de Cultura - Museu Aberto Depoimento de Maria Almeida de Araújo Pessoa Entrevistada por Sonia London e Marina Galvanese São Paulo, 29/10/2009 Realização: Museu da Pessoa PC_MA_HV197_Maria Almeida de Araújo Pessoa Transcrito por Rosângela Maria Nunes Henriques Revisado por Jader Chahine ...Continuar leitura

Título: Cuidado e dedicação com o outro

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Maria Almeida de Araújo Pessoa