História do nome. Histórias de infância e dos pais. Infância e adolescência no bairro Vila Guarani, em São Paulo. Lembranças do período escolar. Interesse e aproximação pelo universo da moda. Cursos relacionados a moda. Faculdade de Artes Plásticas. Bolsa de estudos no Japão. Estágio com o mestre Issey Miyake. Criação de uma marca própria. Trabalho como estilista e diretor criativo da Zoomp!. Trabalho como estilista e diretor criativo. Surgimento do fast fashion. Desfile “A Costura do Invisível”. Ateliê Jum Nakao. Reconhecimento. Rotina e processo criativo. Pandemia. Legado.

imagens (7)

A costura do invisível

“O sonho de Darcy”

data (ou período): Ano 2010 Imagem de:

Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos

data (ou período): Ano 2012 Imagem de:

get_date(); ?>

Making of “A costura do invisível”

Mãos que costuram

Ateliê Jum Nakao

“Hoje é dia de Maria”

data (ou período): Ano 2005 Imagem de:

A costura do invisível

Uma peça da coleção do estilista Jum Nakao chamada “A costura do invisível”.

crédito: Sandra Bordin

“O sonho de Darcy”

Esta é uma instalação artística feita pelo designer e artista Jum Nakao, no Museu de Arte Moderna, MAM, RJ, chamada “O sonho de Darcy”. Foi uma homenagem feita ao antropólogo Darcy Ribeiro. Tratava-se de um espaço onde o público passeava em torno de 9 mil palavras sopradas pelo vento. Em cada balão havia uma palavra impressa.

período: Ano 2010
crédito: Acervo pessoal

Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos

Foto tirada durante a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, em Londres”. Jum Nakao foi o figurinista do espetáculo.

período: Ano 2012
crédito: Acervo pessoal
tipo: Fotografia

Making of “A costura do invisível”

Foto tirada durante o preparo da coleção “A costura do invisível”.

crédito: Alê Perroca

Mãos que costuram

Foto tirada enquanto Jum elaborava sua coleção “A costura do invisível”.

crédito: Alê Perroca

Ateliê Jum Nakao

Jum Nakao sentado em seu ateliê.

crédito: Nio Tatewaki

“Hoje é dia de Maria”

Foto de uma cena com a Letícia Sabatella na minissérie “Hoje é dia de Maria”. O Figurino foi idealizado por Luciana Buarque e Jum Nakao.

período: Ano 2005
crédito: Ateliê Jum Nakao
tipo: Fotografia

Entrevista de Jum Nakao Entrevistado por Grazielle Pellicel São Paulo, 02/06/2023 Projeto: Vidas em Costura: Moda, Legado e Empreendedorismo Realizado por Museu da Pessoa Entrevista número VDC_HV007 Transcrita por Selma Paiva Revisado por Luiza Gallo P/1 – Jum, primeiramente muito obrigada po...Continuar leitura

Título: Criador de novas eras

Data: 02/06/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Jum Nakao Entrevistador: Grazielle Pellicel Teixeira Revisor: Luiza Gallo Favareto Transcritor: Selma Paiva Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.