Valentina é uma simpática costureira que contou sua história ao Museu da Pessoa. Em seu depoimento fala das origens de sua família, parte paulista e parte mineira e como seus avós desbravaram e fundaram o distrito de Bacuriti em Cafelândia (SP). Ao falar sobre sua infância, Valentina discorre sobre a animação do pai, nas cantorias e nos bailes da fazenda. Morando em fazenda começou seus estudos em escola rural e terminou depois em Araçatuba. Ela recorda o curso de corte e costura e de como começou a trabalhar nessa área em Lins. Conta como conheceu seu marido, que na ocasião namorava sua vizinha e como se casaram após o rompimento deles. Fala sobre o casamento, o nascimento das filhas e as mudanças de cidade por conta do trabalho do marido no Exército. Finalizando, conta que ainda faz pequenos trabalhos manuais, como os panos de pratos que produziu para a Copa de 2014.

Meu nome é Valentina Silveira Soares. Nasci em 19 de setembro de 1924, em Bacuriti, Cafelândia. Naquele tempo era um pequeno lugar que estava começando, um povoado fundado pelos meus avós. Lá tinha onças, essas coisas tudo. Então foi um começo de vida dos meus pais com os meus avós junto. B...Continuar leitura

P/1 – Primeiro, Valentina, fala pra gente o seu nome completo, a data de nascimento e o local de nascimento. R – Sim. Meu nome é Valentina Silveira Soares. Nascimento é 19 de setembro, tá aí, 19 de setembro de 1924. E o que mais? P/1 – O local que a senhora nasceu? R – O lugar que eu ...Continuar leitura

Título: Costurando histórias

Data: 11/09/2014