Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
Personagem: Amélia Lopes Legal
Por: Museu da Pessoa, 24 de junho de 2010

Costurando entre os percalços

Esta história contém:

Costurando entre os percalços

Vídeo

Ninguém sabia dessas coisas de higiene nesse tempo. Mesmo Porto Velho ainda tinha muito mato dentro da cidade, era uma cidade muito suja. O esgoto corria no meio da rua, era uma cidade fedida, uma cidade ruim. Tanto que larguei tudo, vendi tudo e fui embora. Também não aguentei mais a malária, porque dava malária demais. Mas não era só a malária que dava. Também uma tal de doença de criança, que eles falavam. A criança começava a gritar de dor de cabeça e dali a um pouquinho estourava sangue do nariz e do ouvido e já morria. Uma vez, eu e meu marido chegamos numa casa e a mulher estava lavando umas roupas e a criança chorando. Aí o médico foi e falou: “É hepatite B. E é um perigo até dos que estão por perto pegarem.” Ele deu uma orientação boa, ele falou pra formarem esse hospital. Hoje tem, que foi na época meu marido e meus filhos que fizeram esse hospital em 80 e não sei o quê. Fizeram esse hospital aqui. E tem uma casinha ali que hoje é o posto de saúde.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Histórias que você pode gostar

Sonho de educar
Texto

Margarida Maria Machado

Sonho de educar
Conquistas do dia a dia
Texto

Daniela Campos de Almeida

Conquistas do dia a dia
fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.