Desde os dois anos de idade, Lucas vive em um hospital de São Paulo. É lá que passa cada um de seus dias, imóvel na cama, ligado a aparelhos que acompanham sua trajetória, truncada por um transtorno neuromuscular chamado “síndrome de Pompe”. Aos 19 anos, ele se lembra de seu primeiro e grande amigo, Serginho, que conheceu na UTI ainda criança. Com o companheiro dividia as travessuras – fingiam ter convulsões para chamar a atenção das enfermeiras (e dar muita risada com isso!) – e a paixão pelo futebol. Santista fanático, Lucas sonha em deixar o hospital um dia, não para ir para casa, mas para assistir a um jogo no estádio. Outro de seus desejos é seguir com os estudos e se formar em Física; assim como Stephen Hawking, seu ídolo, ele se sente fascinado pelo universo, tão ilimitado quanto sua imaginação. Afinal, se seu corpo o prende àquele quarto, sua cabeça traz o mundo todo para perto dele.

Meu nome completo é Lucas Gabriel Barbosa dos Santos. Eu nasci no dia 5 de dezembro de 1998, e era uma criança normal. Só que a única coisa que meus pais notaram foi que eu não conseguia ficar em pé. Só engatinhava. E eu também tinha doença respiratória direto. E, aí, eles começaram a me...Continuar leitura

Programa Conte Sua História Depoimento de Lucas Gabriel Barbosa dos Santos Entrevistada por Carol Margiotte, Luiza Gallo e Viviane Aguiar São Paulo, 22/10/2018 Realização: Museu da Pessoa PCSH_HV704 Transcrito por Viviane Aguiar Revisado e editado por Viviane Aguiar P/1 – Oi, Lucas. Obrig...Continuar leitura

Título: Corpo limitado, imaginação infinita

Local de produção: Brasil / São Paulo