Aos 18 anos, Amauri saiu do sítio dos pais em Itabaiana, na Paraíba, para ir a Recife para entrar na Rede Ferroviária, seu cunhado era professor chefe do Centro de Formação Profissional de Jaboatão e arranjou um emprego para ele na Rede como auxiliar de serralheiro, aprendendo a ‘arte’ com dois tios de seu cunhado. Conta sobre seu trabalho com as máquinas a vapor, onde construíam as locomotivas do zero, a passagem para as máquinas a diesel e as dificuldades e facilidades na oficina, que para ele foi o “coração da Rede”, pois produzia todas as peças da Rede. Amauri revela também como foi a passagem da Great Western of Brazil Railway para a Rede Estatal, uma notícia muito comemorada e que trouxe melhorias.

Projeto Um Trem de Histórias Registro e Disseminação dos Saberes e Ofícios da Rede Ferroviária do Nordeste Módulo Pernambuco Depoimento de Amauri da Silva Medeiros Entrevistado por Cláudia Fonseca e Fernanda Prado Recife, 13/04/2010 Realização Museu da Pessoa Entrevista Nº MRFP_HV015 ...Continuar leitura

Título: Coração de serralheiro

Local de produção: Brasil / Recife