Irmã Brunildes nos conta a bela história de sua infância em Würzburg, Alemanha, em meio a Segunda Guerra Mundial e a prisão de seu pai,  um anti-hitlerista forçado a lutar na Rússia. Gertrud Maria Hemerberguer cresceu em meio a destruição da guerra e o trabalho na vinícola de sua família, suportando as agruras do período e esperando notícias de seu pai, que retornaria anos depois de 1945 após ficar preso na Sibéria. Conhecendo a Ordem Franciscana da região, decidiu seguir a vida religiosa aos 20 anos, e pouco tempo depois se alistou para ir ao Brasil ajudar os pobres do nordeste. Irmã Brunildes nos conta então como foi revalidar seu diploma aqui, a Faculdade de Serviço Social e seu trabalho em Limoeiro-PE ensinando as crianças a ler segundo o método de Paulo Freire. Ela nos fala também como foi sua mudança para Juruti nos anos 60, onde trabalhou no Projeto Casulos com alfabetização, construção de casas e hortas e até na mobilização política das comunidades da região. Sua força fez reunir os locais para mudar alguns modos de vida e reivindicar seus direitos frente à municipalidade. Sua história é de esperança e compaixão perene com o ser humano, e por isso merece ser conhecida.

Depoimento de Gertrude Maria Hemerberger - Irmã Brunildes Entrevistada por Karen Worcman Entrevista_HV 115_Irmã Brunildes Realização Museu da Pessoa Transcrita por Vanuza Ramos Revisado por Débora Moysés Aoni P/1 - Vou bater a claquete depois, tá? Bom, eu ia começar perguntando pela cois...Continuar leitura

Título: Construir pela fé

Local de produção: Brasil / Pará / Juriti

Personagem: Gertrud Maria Hemerberger (Irmã Brunildes) Transcritor: Vanuza Ramos Revisor: Débora Moyses Aoni Autor: Museu da Pessoa