A entrevista de Maria Leopoldina Morais Veiga foi gravada pelo Programa Conte Sua História no dia 10 de outubro de 2013 no estúdio do Museu da Pessoa, e faz parte do projeto "Aproximando Pessoas - Conte Sua História". Filha de pai estrangeiros, Maria Leopoldina conta que se filiou ao partido comunista quando fez 18 anos, com o fim da ditadura e foi desse contato que conseguiu a bolsa para estudar na União Soviética. essa bolsa era oferecida pelo comitê de mulheres soviéticas e foi convocada a ir. Estudou russo durante apenas um mês antes de ir e então foi para a Rússia. Maria Leopoldina fez o curso de jornalismo de duração de 5 anos e depois ainda tentou uma bolsa de pós graduação, mas foi quando acabou a união soviética e ela não conseguiu e voltou para o Brasil. Hoje é professora de português, espanhol e Russo, e tem muita sede de aprendizado.

Meu nome é Maria Leopoldina Moraes Veiga, eu nasci dia 20 de outubro de 1965, em São Paulo. Meu pai teve um pequeno comércio, um mercadinho que ele chamava vendinha naquela época, mas não foi, não deu muito certo, e depois ele foi ser vendedor. Como os meus pais eram estrangeiros, nem votavam ...Continuar leitura

P/1 – Leo, você pode falar o seu nome completo, local e data de nascimento? R – Meu nome é Maria Leopoldina Moraes Veiga, eu nasci dia 20 de outubro de 1965, em São Paulo. P/1 – Seus pais são de São Paulo? R – Não, meus pais eram portugueses. P/1 – Como que é o nome do seu pai e...Continuar leitura

Título: Comunismo in loco

Data: 10/10/2013