Facebook Info Ir direto ao conteúdo

Comparação entre vidas

Esta história contém:

Comparação entre vidas

Isso que acaba sendo muito cruel: comparar a sua vida com as outras pessoas. Comparar os seus bastidores com o “palco” do outro. Isso é desvalorizar as suas próprias conquistas, os seus fracassos, enfim, sua própria trajetória. Independentemente da idade ou do local onde você se encontra, não existe vida alguma igual a sua. Não existe ninguém como você em todo o planeta, em todo o universo. Se comparar com os outros é muito injusto consigo mesmo. Mesmo que tal pessoa já tenha viajado o mundo com 20 anos, já tenha se formado na faculdade com 22, já esteja casado e com filhos aos 25 e você tentando começar uma família com 40, começando um curso superior aos 50, viajado pro interior pela primeira vez na sua vida aos 30 anos. Entender que a sua história é apenas sua, que os objetivos da sua vida são somente seus e tudo bem não querer o que todo mundo quer. Cada um tem a sua concepção de sucesso, de felicidade e de realização. Cada um tem o seu contexto social, econômico e emocional em que nasceu, viveu e vive até hoje. Seus pais, família, amigos, escolas, empregos, relacionamentos amorosos, tudo isso te influencia e continua te influenciando por toda a sua vida. Não deixe que essa luz interna, que essa determinação em realizar os seus sonhos se esgote pela preocupação/opinião/julgamento das outras pessoas por algo que não é delas/não pertence a elas. Assim como você não pode controlar os sentimentos e as opiniões das pessoas sobre você, elas não podem interferir no seu campo de ação e tomar as rédeas da sua vida e correr atrás do que quer. Você quem tem que fazer isso. Você sabe o que é melhor pra você, ninguém mais e acima de qualquer pessoa. Se mantenha firme, forte, determinada, capaz e com fé em si mesma. Isso é o que você pode fazer hoje, um pouquinho de cada vez, é se sentir orgulhosa por tudo o que você já passou e por tudo o que já conquistou. É pelas suas tentativas de ser uma...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios