História dos avós. Meu pai não entendia os meus talentos. A roleta que o irmão ganhou no natal. Brinquedos de garrafa e sacola de plástico. A reutilização das havaianas e das embalagens. Reciclados no dia das crianças. Aprendizado sobre a sementinha. Ensinando a professora que me ensinou. Preconceito por causa da dança. O Papanguarte e o Papangu. O handebol me salvou. Decoração de Halloween. Faculdade de Educação Física em Caruaru. Projeto Segundo Tempo. Professor e Coordenador de Lazer e Boa Idade. Nascimento e premiações do Vida Ativa 60+. Falecimento da mãe. Remorso do pai. Os artesanatos de Bezerros. Oficina de Pífanos de cano pvc. Projeto Sacola Orgânica. “Da Cabeça a Ponta Do Pé”. Projetos para a cidade. Captação de recursos e futuro dos projetos. A “euquipe” e as redes sociais. Liberdade na pandemia. Os propósitos. Vassoura de garrafa pet.

Da cabeça à ponta do pé

Josivan escreveu um livro infantil para contar para as crianças sobre a cultura pernambucana do frevo: Da cabeça à ponta do pé. A ideia é preservar essa tradição, fazer as crianças refletirem, mas também se movimentarem dançando o ritmo.

tipo: Fotografia

De cabeça erguida na entrada da cidade

Josivan criou o Programa Vida Ativa 60+ na sua cidade natal, Bezerros em Pernambuco. Formado em Educação Física, teve a ideia de ajudar as pessoas idosas do município a se movimentar, desenvolvendo assim, um hábito mais saudável na 3º idade. Tanto fisicamente quanto psicologicamente. Na imagem, está com duas senhoras que participam do programa. Eles passam em frente à placa com o nome da cidade, que fica na praça central.

Josivan e as meninas

O Programa Vida ativa 60+ é um projeto que foi fundado em 2013 e tem como objetivo impactar crianças, adolescentes, jovens e adultos através da dança, teatro, música e esportes. Na imagem, Josivan, o fundador e coordenador do grupo, está com as “meninas” da 3º idade. Ele notou que o projeto ajudou as pessoas na idosidade a terem uma velhice com mais saúde física e mental.

tipo: Fotografia

Pôr do sol com as garotas

Josivan propõe diversas atividades no Programa Vida Ativa 60+ para as pessoas idosas. Ele vê nesse projeto uma oportunidade para trazer uma velhice mais digna e saudável para as pessoas idosas. Na imagem, eles estavam em um de seus passeios, observando o belo pôr do sol da cidade.

Arte em plástico

O programa Vida Ativa desenvolve diversas ações para movimentar as pessoas na cidade de Bezerros em Pernambuco. Uma delas é a oficina para criação de artes plásticas feitas com resíduos plásticos. Esse trabalho é feito com uma artista plástica da cidade chamada Raphaelle Brito.

tipo: Fotografia

Projeto Plastek Entrevista de José Josivan Entrevista Silva Entrevistado por Nataniel Torres São Paulo/Pernambuco, 22 de agosto de 2023 Entrevista Nº PLAS_HV002 Transcrita: Mônica Alves P – Eu vou pedir pra você dizer o seu nome completo, sua data de nascimento e o local onde você nasceu e ...Continuar leitura

Título: Como a gente não tem muita grana, tem que se reinventar

Data: 22/08/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Josivan da Silva Vídeomaker: José Alisson da Paz Alves Entrevistador: Nataniel Torres Transcritor: Monica Alves Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.