“Casinha de pau a pique, cobertura de folha de buriti”, é assim que Seu Joaquim descreve a casa da infância em Centralina, onde morava com o pai e o cachorro, como conta. Trabalhou arduamente: no transporte de porcos, com o pai; na lavoura, colhendo arroz; na construção de ponte, em Itumbiara e, por fim, na CTBC. Após duras penas advindas das condições dos serviços anteriores, foi no também árduo trabalho na CTBC que Joaquim se estabilizou. Hoje aposentado e tendo construído a casa em que reside, faz bicos para preencher o tempo e reserva dois dias da semana para o sagrado forró, além de ter voltado a estudar para se alfabetizar. Contente com o trabalho dos filhos na CTBC e com sua casa, o olhar para trás retoma sua história de vida de muita luta e cansaço.

Centro de Memória CTBC – Telecom Depoimento de Joaquim Pires Figueira Entrevistado por Luiz Egypto de Cerqueira e Norma Lúcia da Silva Uberlândia, 09/03/2001 Código da entrevista: CTBC_HV045 Realização Museu da Pessoa Transcrito por Marcília Ursini Revisado por Ligia Furlan P/1 – Bom, ...Continuar leitura

Título: Com garra, unhas e dentes

Data: 09/03/2001

Local de produção: Brasil / Minas Gerais / Uberlândia