Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Manoel Moreira Junior
Por: Museu da Pessoa, 15 de julho de 2013

Cartas manuscritas têm mais sabor

Esta história contém:

Cartas manuscritas têm mais sabor

Vídeo

Meu nome completo é Manoel Moreira Júnior, mas me chamam Moreira de Acopiara, que é uma homenagem ao lugar onde eu nasci, interior do Ceará, em 23 de julho de 1961, num lugar denominado Trussu, município de Acopiara, sertão central do Ceará, e onde vivi até os 20 anos de idade. Mamãe era de Iguatu, que é uma cidade vizinha a Acopiara. Meus avós maternos da Paraíba e paternos de Acopiara mesmo. Eles viviam de agricultura de subsistência, tinha uma pequena propriedade rural, plantava arroz, criava um gadinho, essas coisas de interior do Nordeste. Mamãe estudou e era professora do interior, dava aula ali na zona rural, ela tinha 30 anos quando conheceu o meu pai, que era viúvo, pai de nove filhos, meu pai tinha 50 anos. Mamãe parou de trabalhar, de ensinar e foi cuidar dessa família, ou seja, dessa nova sala de aula. Então ela alfabetizou aqueles nove meninos e depois os demais moradores da fazenda e à medida em que eu e os meus dois outros irmãos fomos crescendo ela foi lendo muito para nós, contando muitas histórias e incutindo no nosso coração o gosto pela leitura. Porque quando ela se casou levou na bagagem muitos livros e também muitos cordéis.

Cordel é bom porque tem um enredo curto, poucos personagens e é baratinho, então quando mamãe não podia comprar um livro que custa hoje 30, 40 reais, ela comprava um cordel, que custa três, quatro reais. E ela lia muito para nós na fazenda, e o cordel é feito mais para ser lido em voz alta, para ser declamado, tanto é que havia pessoas que nem saber ler sabiam, mas de ouvir decoravam e recitavam poemas inteiros, que o cordel é isso, é poesia oral, e eu fui gostando daquilo, fui me acostumando com aquele ritmo. Com 13, 14 anos de idade eu comecei a escrever os meus primeiros versinhos, mas uma coisa ainda sem qualidade. Eu morava numa fazenda chamada Cantinho. Era uma casa muito grande, só que quando eu nasci os meus irmãos do primeiro casamento do meu pai já estavam todos...

Continuar leitura
fechar

Escola

Manoel Moreira Junior na escola Hugo de Gouveia.

período: Ano 1977
local: Brasil / Ceará / Acopiara
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Encontro com Mário Quintana

Mário Quintana, sua secretária e Manoel Moreira Junior, após palestra de Manoel no Centro Cultural Mário Quintana, a convite de Quintana.

período: Ano 1990
local: Brasil / Rio Grande Do Sul / Porto Alegre
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Família

Manoel Moreira Junior e sua mãe Nair Rolim de Oliveira, na casa de Manoel.

período: Ano 1996
local: Brasil / São Paulo / São Bernardo Do Campo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Show de Cultura Popular

Manoel Moreira Junior, Jackson Antunes, José Cândido, Ismael Pereira e o produtor do evento, após show de cultura popular em que Manuel declamou e Jackson cantou canções compostas por Manoel.

período: Ano 1995
local: Brasil / São Paulo / Guarulhos
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Programa de Rádio

Manoel Moreira Junior e Hugo de Gouveia na Rádio Jornal Centro-Sul, em programa de notícias e entrevistas.

período: Ano 1994
local: Brasil / Ceará / Iguatu
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Irmãos

Manoel Moreira Junior e seus irmãos Eduardo Rolim de Oliveira e Luiz Carlos Rolim.

período: Ano 2008
local: Brasil / Ceará / Fortaleza
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Manoel Moreira Junior, Crispiniano Neto, Gonçalo Ferreira da Silva e Gustavo Luz em reunião da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na casa de Arievaldo Viana.

período: Ano 2006
local: Brasil / Ceará / Fortaleza
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Academia Brasileira de Literatura de Cordel

Manoel Moreira Junior e Gonçalo Ferreira da Silva na sede da Academia Brasileira de Literatura de Cordel em Santa Teresa.

período: Ano 2009
local: Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto: Correios – 350 anos aproximando pessoas

Depoimento de Manuel Moreira Júnior (Moreira de Acopiara)

Entrevistado por Rosana Miziara e Stela Tredice

São Paulo, 15/07/2013

HVC_032_Manuel Moreira Júnior (Moreira de Acopiara)

Realização Museu da Pessoa

MW Transcrições

P/1 – Você prefere que eu te chame como?

R – Moreira de Acopiara.

P/1 – Moreira, você pode falar o seu nome, local e data de nascimento?

R – Bom, meu nome completo é Manuel Moreira Júnior, mas me chamam Moreira de Acopiara, que é uma homenagem ao lugar onde eu nasci, interior do Ceará, nasci em 23 de julho de 1961, num lugar denominado Trussu, município de Acopiara, sertão central do Ceará, e lá vivi até os 20 anos de idade.

P/1 – Seus pais são dessa região, o seu pai e sua mãe, de Trussu?

R – Meu pai sim, mamãe era de Iguatu, que é uma cidade vizinha a Acopiara.

P/1 – E os seus avós maternos e paternos?

R – Meus avós maternos da Paraíba e paternos de Acopiara mesmo.

P/1 – Você sabe um pouquinho a história, assim, dos seus avós paternos, o que eles faziam, seu avô?

R – Pouca coisa porque quando eles faleceram eu era muito criança, mas tenho boas lembranças do meu avô materno, puxando um cavalo pra eu andar.

P/1 – O que era da Paraíba?

R – O que era da Paraíba.

P/1 – Como é que eles foram parar nessa região?

R – Ah, conheceu minha avó por ali por Iguatu, acabou se casando, arranjou uma terra pra viver por ali e foi ficando, né, construiu uma família bem numerosa lá.

P/1 – O que ele fazia?

R – Vivia de agricultura de subsistência, tinha uma pequena propriedade rural, né, plantava arroz, criava um gadinho, essas coisas de interior do nordeste.

P/1 – E sua mãe ajudava, como é que era?

R – Seguinte, mamãe, ela estudou e era professora do interior, né, dava aula ali na zona rural, ela tinha 30 anos quando conheceu o meu pai, que era viúvo, pai de nove filhos, meu pai tinha 50 anos, aí mamãe parou...

Continuar leitura

Título: Cartas manuscritas têm mais sabor

Data: 15 de julho de 2013

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Manoel Moreira Junior
Entrevistador: Rosana Miziara Lopes
Entrevistador: Stela Tredice
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios