Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Por: Museu da Pessoa, 30 de julho de 2021

Caçadora de tempestades

Esta história contém:

Caçadora de tempestades

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a vida de Daniele

Então, se a gente vê que pode ter entrada de um evento mais severo, a gente já tem que comunicar as áreas afins da empresa. Esse é o primeiro ponto. “Mas vocês não seguram torre”? Não, a gente não segura, a gente avisa. E você tem uma série de decisões que podem ser tomadas a partir daí.

A decisão de fazer escola técnica, foi muito disso, de eu querer algo mais, algo maior, que as escolas particulares da região que eu morava, não me sentia integrada ali, realmente eu queria algo diferente. Mas principalmente, a gente está numa época difícil de grana em casa, e eu sabia que pagar escola estava sendo pesado. Eu falei: cara, tenho que dar um jeito... Aí comecei a pesquisar, comecei a conversar com os professores e surgiu a escola técnica, era uma escola boa, escola federal, escola boa, ensino de qualidade, e não paga, é de graça, acho que a decisão, o querer ir para a escola técnica, era isso. Ter um ensino de qualidade, e que isso deixasse de pesar no dia a dia da família. Aí depois veio a decisão do que fazer, aqui a gente tinha duas opções, tinha a federal de química e o Instituto Tecnológico. Ai a primeira coisa assim, faz as duas. Ai eu acabei passando para as duas, a Federal de Química eu não gostei muito, ai acabei ficando com o CEFET, e fazendo meteorologia, foi outra escolha aleatória, não foi muito assim, “ah, por que você vai fazer meteorologia”? meu sonho de infância. Talvez hoje, de repente tem alguma criança que sonha em ser meteorologista, não sei. Mas não foi o meu caso, era mais... Aí eu queria as coisas muito rápido, no CEFET todos os cursos eram 4 anos, e meteorologia eram 3. Então não tem uma história bonita, eu escolhi porque era mais rápido. E aí eu me apaixonei e fiquei na meteorologia, to ai até hoje. A vida foi levando.

Eu acho que hoje as pessoas até estão vendo mais. Isso até foi bem complicado, porque eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevistada de Daniela Ornelas

Entrevistada por Torigoe / Daniela

Entrevista: FURNAS HV025

0:10

P/1 – Daniele, então é isso, obrigado por você está aqui de novo, obrigado pelo seu tempo, pela paciência. E espero que seja uma boa experiência para você, espero que seja tranquilo. Não tem pergunta, não tem resposta certa, nem resposta errada da sua vida, quem sabe mais é você. A gente quer saber sua opinião, a sua experiência sobre Furnas. Então fica tranquila, eu vou orientando aqui e a gente vai tendo essa conversa. É uma conversa no fim das contas. E essa conversa sempre começa com uma pergunta muito difícil. Qual que é o seu nome completo, local e data de nascimento, por gentileza?

R – Meu nome é Daniele Ornelas de Lima, sou do Rio de Janeiro e minha idade é 45 anos.

1:14

P/1 – Daniele, você nasceu em que hospital, alguém te falou como é que foi o dia do seu nascimento, como é que foi a gestação e tal?

R - Eu nasci aqui na cidade do Rio de Janeiro, numa maternidade aqui no Botafogo. Eu sou meteorologista, ao longo da entrevista a gente vai falar sobre isso. E o que sempre me contam, é que foi na época de tempestade, o meu pai estava viajando, estava para Manaus e quando estava voltando para o Rio, ele acabou tendo dificuldade de chegar na hora, por causa de uma tempestade. E aí depois, alguns anos depois, eu fui apresentada para a meteorologia e acabei... as coisas acabaram se linkando. O que eu sei, o que me contaram foi isso, sobre o dia do meu nascimento. Essa tempestade em maio, que não é comum no Rio de Janeiro.

2:24

P/1 - Os seus pais estão vivos hoje em dia?

R - Sim, estão!

2:28

P/1 - E o que seu pai fazia nessa época? Qual é o nome inteiro dele?

R - O nome do pai é Luiz Mauro Ornelas Lima, ele era bancário, viaja muito por causa do trabalho, e nesse dia ele estava em uma viagem de trabalho. A minha mãe é Sueli Rodrigues Pereira de Lima, ela é dona de casa, ela cuidava da gente. O meu avô nessa...

Continuar leitura

Título: Caçadora de tempestades

Data: 30 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios