resumo

Arcênio nasceu em 1988, na comunidade Arara Cachoeira, e é do povo Wanano (Kotiria). Em 1992, começou a estudar, seu pai começou a orientar sobre relações de parentesco, repassando seus costumes e tradições. Hoje ele pratica o conhecimento de seus avós, de seu povo, que são de uma linhagem de bayaroa, tendo se tornado grande mestre especialista em cantos, danças e instrumentos musicais indígenas de sopro. É liderança no alto rio Uaupés. Além desses conhecimentos, é um prático de muita experiência, conhecendo o caminho dos rios Negro, Uaupés e Papuri.

história

Arcênio é um grande viajante Canta e dança demais Afinal é um Baya Honrando seus ancestrais Além disso é um protagonista Se destaca em tudo que faz Ancênio Ferraz Wanano, nasceu em Arara Cachoeira, começou os seus estudos no ano de 1992, desde criança quando começou estudar seu p...Continuar leitura



história na íntegra

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica

Título: BAYAROA PARÃMI: Neto dos mestres de cantos e danças

Data: 26/09/2022

Local de produção: Brasil / Amazonas / Iauareté

Personagem: Arcênio Costa Ferraz Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.


opções da página