Facebook Info Ir direto ao conteúdo
Personagem: Márcio Pallandri
Por: , 24 de março de 2021

Bar Empório Brasília

Esta história contém:

Bar Empório Brasília

Vídeo

Meu nome é Marcio Pallandri. Sou natural de Ribeirão Preto, nascido em 31 de janeiro de 1962. Meu pai é Onofre Pallandri, e minha mãe é Teresa Carrera Pallandri. O meu pai era serralheiro, e a minha mãe era empregada doméstica. Quando eu nasci, eu morava no bairro do Ipiranga, aqui em Ribeirão Preto. Era uma casa muito simples. Era eu, que sou o mais velho, o meu irmão, mais novo que eu, e as minhas duas irmãs, as mais novas, gêmeas. Nós morávamos numa casinha que tinha um quarto, uma sala, uma cozinha. E não era banheiro, era fossa, fora de casa. Não tinha piso, era chão batido. Banho era na bacia, com água esquentada. Não tinha geladeira, não tinha nada. Foi uma infância muito simples, muito sofrida.

As brincadeiras eram de rua: tinha os vizinhos, que eram as minhas primas, os meus primos, e os outros vizinhos em volta. Isso foi bastante gratificante, porque você andava pelo campo, pois aquela época era tudo terra, e não tinha a modernidade que tem hoje. Então você: “Ah, vamos buscar cajá-manga”, você ia buscar cajá-manga. “Vamos buscar manga. Vamos buscar goiaba”, em qualquer lugar que você ia. Abobrinha, por exemplo, você pegava abobrinha brotando do chão. Não tinha movimento na rua, porque o asfalto chegava até a Avenida Dom Pedro I. Hoje são duas mãos, mas antigamente era uma mão só, chegava até ali. Até a minha casa, dava uns nove quarteirões de terra, e ainda tinha a linha do trem atrás da minha casa. Passava a Maria Fumaça direto.

Eu estudei em vários colégio em Ribeirão, mas eu também comecei a jogar futebol, e por isso não concluí os meus estudos. Eu deixei os estudos por causa do futebol, mas casei muito cedo com minha primeira mulher e tive que abandonar o futebol. Comecei a trabalhar, e aí foi uma outra etapa da minha vida. Iniciei no CPD da Caixa Econômica do Estado. O meu filho nasceu, a situação apertou, e eu precisava arrumar outro emprego pra...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto

Entrevista de Marcio Pallandri

Entrevistado por: Wiliam e Claudia Leonor

Ribeirão Preto, 24 de março de 2021.

Entrevista História de Vida 036

Transcrita por Selma Paiva

P/1- Olá, Marcio. Tudo bem? Boa tarde.

R- Boa tarde.

P/1- Pra começar, eu gostaria que o senhor pudesse dizer o seu nome completo, a data e o local de nascimento.

P/3- A Erica também está aqui com a gente, viu? A Erica também vai acompanhar a entrevista, de P/2, tá?

R- Valeu, Erica.

P/3- Bem vinda, Erica.

P/2- Tudo bem?

R- É Marcio Pallandri. Sou natural de Ribeirão Preto, mesmo. Nascido em 31 de janeiro de 1962.

P/1- Senhor Marcio, gostaria que o senhor pudesse falar o nome do seu pai e da sua mãe.

R- Sim. Meu pai Onofre Pallandri. Minha mãe, Teresa Carrera Pallandri.

P/1- E dos seus avós, você lembra?

R- Oi?

P/1- O nome dos seus avós, o senhor lembra?

R- Avós. Paterno: Domingos Pallandri, Amélia Dandaro Pallandri. Materno: Francisco Carreira. Da minha avó, eu, pra ser sincero, faço uma confusão danada. Eu não lembro o nome dela. Porque ela faleceu muito cedo, eu não cheguei a conhecer.

P/1- Ah, sim. Não tem problema.

R- Mas eu não lembro o nome completo. Maria. Ela tem um outro nome no meio, mas eu não me lembro. Maria Carreira. Ela era descendente de índio, inclusive.

P/1- Oi?

R- Ela era descendente de índios.

P/1- Então, é isso que eu ia perguntar: se o senhor sabe a origem da sua família. A descendência de todos, assim?

R- Os avós paternos, italianos. São descendentes de italiano. E o meu avô era português, por parte de mãe. E a minha avó, índia, na verdade.

P/1- E assim, o senhor sabe se na família, assim, tem assim algum traço de comidas italianas, comidas, dança, música, alguma coisa cultural que ficou aqui no Brasil, assim?

R- Ah, dentro da família?

P/1- Isso.

R- Eu acredito que não. Porque a maior parte dos familiares do meu pai moravam no litoral e Grande São Paulo. Uma prima minha, que mora...

Continuar leitura

Título: Bar Empório Brasília

Data: 24 de março de 2021

Local de produção: Brasil / Ribeirão Preto

Personagem: Márcio Pallandri

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios