Valdete Firmina Roza nasceu no dia 1 de julho de 1969, filha de João Roza e Joaquina Firmina Roza. O pai sempre mexeu com comércio, bar, na região central de João Monlevade, era conhecido como João Surdo, por não escutar muito bem. Apesar de Valdete ter nascido numa cidade vizinha, sempre morou na cidade de João Monlevade. Em 2001 veio a oportunidade de , trabalhar na ATLIMARJOM – Associação dos Trabalhadores de Limpeza e Matérias Recicláveis de João Monlevade que foi fundada no dia 25 de maio de 2001 com o objetivo de promover o resgate da cidadania dos trabalhadores que atuavam no lixão, defender o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável local através da coleta, triagem e venda dos materiais recicláveis.

Meu nome é Valdete Firmina Roza, eu moro em Minas, na região do interior de Minas, João Monlevade. Nasci 1 de julho de 1969. Tenho 51 anos. Meu pai é João Roza, já é falecido e minha mãe é Joaquina Firmina Roza. Meu pai, a vida toda, mexeu com bar, com comércio, no Centro da cidade. Ele é...Continuar leitura

P1 – Obrigada! Valdete, então, primeiro, além de te dar novamente bom dia, eu queria agradecer a sua disponibilidade pra essa entrevista. Eu não sei o quanto você conhece do Museu, eu vou falar bem rapidamente do Museu: o Museu da Pessoa é um museu de histórias de vida. Então, ele é um mus...Continuar leitura

Título: As pessoas não acreditam que eu, negra, tomo conta da associação.

Local de produção: Brasil / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Valdete Firmina Roza

Lágrimas de chuva

Personagem: Fabiano de SouzaAutor: Museu da Pessoa