Em sua história de vida, Ester nos conta de sua infância e família em São Paulo e relata sua trajetória profissional na Eletropaulo, empresa na qual o pai trabalhou e onde também conheceu o marido e pai de seus filhos. Apresenta a importância no trabalho de secretariado e também comenta a sua atuação no quesito de lazer e recreação ligado a empresa e no sindicato eletricitário.

Eleição da Miss Grêmio Recreativo Administração

Na foto: Ester, oitava personagem da esq. p/ dir. na Eleição da Miss GRA (Grêmio Recreativo Administração) na Casa de Portugal - Entre as 14 concorrentes foram escolhidas uma rainha e duas princesas.

Ester posando no estúdio

Ester estava posando no estúdio, de vestido amarelo e sapatos vermelhos.

período: Ano 1962
crédito: Foto Komatsu
tipo: Fotografia

Retrato dos filhos no estúdio

Na foto: Leonardo (3 anos) e Larissa (1 ano). O estúdio ficava na Mesbla, onde estavam fazendo uma promoção. Os meninos foram levados já caracterizados, apenas acrescentando chapéu, suspensório e bengala para Leonardo. O marido de Ester era contra as fotos, pois achava caro. Larissa não deixava tirar as fotos. O fotografo adorou o sapato de Leonardo.

crédito: Fotográfo: Di Rosalem
tipo: Fotografia

Os noivos na porta do cartório

Na foto: Os padrinhos, Valmir e Estela, Antônio Carlos, Ester e o pai da noiva, Antenor. Foto do casamento no civil e todos trabalhavam na Eletropaulo. Valmir (escritório da Administração), Estela (Dpto. de Alta Tensão), Ester e marido (escritório da Administração) e pai (Dpto. Construção Civil). O fotógrafo também era da Eletropaulo. Ester casou apenas no civil.

crédito: Fotógrafo Silas

Terceiro Semisec - Santos, SP

Na foto: Isabel Cristina Liv, Maria Estela Caetano e Ester. As duas da foto foram alunas de Ester no curso de secretárias da Eletropaulo). Nesse seminário, Ester fez amizade com Sandra de Oliveira, pois ficou muito emocionada com o depoimento de Sandra.

período: Ano 6

O concurso Personalidade Secretarial

Na foto: Edson Celulari e Ester Dominiciano. Ester concorreu com mais de 700 pessoas no concurso de Personalidade Secretarial de 1994. O concurso premiou o melhor dos quarenta trabalhos selecionados. Os cinco melhores trabalhos, cujo tema era: "Secretária: ser humano e profissional. Como contribuir para a mudança dos paradigmas atuais", foram defendidos no dia 27 de setembro no Olympia. A cerimônia contou com a apresentação de Edson Celulari e show de Fábio Jr., Ester ganhou no concurso uma passagem para a Europa e deverá permanecer como secretária do ano de 1994 no estado de São Paulo.

O local de trabalho

Na foto: Ester no Escritório da Administração (Light). Na época, Ester era datilógrafa. Como jogavam futebol a noite na sala, Ester arrastou o arquivo que aparece na foto para ajudá-los.

período: Ano 1978

O palco do auditório do Congresso Nacional de Secr

Oitavo Conseg - Congresso Nacional de Secretárias que ocorre de 2 em 2 anos no Hotel Tropical. Discutiu papel da Secretária e Novas Tendências da Profissão. A entrevistada queria muito viajar de avião e houve a coincidência da Eletropaulo convidá-la para participar do congresso. Símbolo do Congresso: Arara (símbolo do Amazonas).

período: Ano 1982

Casal de mãos dadas

Na foto: Ester e Antônio Carlos. Comemoração do primeiro ano de casamento, primeira viagem juntos.

Jogo de Futebol

Na foto: O penúltimo de pé é Antônio Carlos Marcondes (marido da entrevistada) e Takeo. Jogo realizado na Usina Piratininga, time de GRA.

período: Ano 1972

Identificação do Grêmio

Ester era secretária de Takeo no GRA.

tipo: Documento

Projeto: ADC – Eletropaulo Entrevistado por: Rosali Maria Nunes Henriques e Carmen Natale Depoimento de: Ester Domiciano de Paula Marcondes Local: São Paulo Data: 22/09/1994 Realização: Museu da Pessoa Código: ADC_HV013 Revisado por: Amanda Caroline Ferreira P - Ester, bom dia. Nós ...Continuar leitura

Título: As mil funções do secretariado

Local de produção: Brasil / São Paulo