Nesta entrevista, Arnóbio nos conta sobre sua infância na cidade de Panelas no Estado de Pernambuco. Fala sobre a experiência de sair de sua cidade natal e passar a viver em uma grande metrópole como São Paulo. Deixa claro como trabalhou muito em seu emprego na Eletropaulo, como seu trabalho foi importante para desenvolver suas habilidades técnicas e conhecimentos. Com aprendizado que obteve na empresa, subiu de cargo, construiu sua própria casa e formou sua família.

imagens (13)

Lavando o chão da sede da Acel

data (ou período): Ano 1979 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

Viagem de férias

data (ou período): Ano 1981 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

O trabalho

data (ou período): Ano 1987 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

O casamento na casa do sogro

data (ou período): Ano 1990 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

O filho Eduardo

data (ou período): Ano 1993 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

O retrato das crianças

data (ou período): Ano 1994 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

Recordações da juventude

data (ou período): Ano 1976 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

get_date(); ?>

Churrasco na casa do massagista "pé de ferro"

data (ou período): Ano 1986 Imagem de:Arnóbio Luiz dos Santos

Carteirinha da Acel

Fichas de compras da Acel

Registros de trabalho

Lavando o chão da sede da Acel

Arnóbio estava trabalhando para a empresa Pires que prestava serviços na Acel Brigadeiro Luís Antônio. A foto tirada pelo sr. Valdivino Rodrigues dos Santos, o primeiro funcionário da ADC, registro n° 002. A de Arnóbio tem o n° 003. Não há registros n° 001.

período: Ano 1979

Viagem de férias

Arnóbio saiu de São Paulo para passar férias em sua cidade - Panelas (PE). A foto foi tirada em uma parada de ônibus na Rodoviária de Vitória da Conquista, por um colega de viagem e com a câmera do entrevistado.

período: Ano 1981

O trabalho

Arnóbio fazendo as contas de prestação de quilometragem rodados no serviço, o entrevistado ficava na empresa estudando quando fazia o supletivo, depois do serviço.

período: Ano 1987

O casamento na casa do sogro

Na foto: Padrinhos da noiva, a Dulcinéia, Arnóbio e os padrinhos: Jocenildo da Silva (irmão) e Edja Ferreira (cunhada). Casamento de Arnóbio na casa do sogro em Panelas, Pernambuco. A festa tinha muitos convidados, cidade era pequena com muitos amigos, cerimônia civil e religiosa.

período: Ano 1990
crédito: José Marcelo
Palavras-chave:

O filho Eduardo

Eduardo, filho de Arnóbio, na residência dos pais no Itaim Paulista. O Eduardo estava com um ano e dez meses nessa ocasião. A foto foi tirada num domingo por um fotógrafo que percorre o bairro tirando foto das crianças.

período: Ano 1993

O retrato das crianças

Na foto: Luis Augusto e Eduardo, filhos de Arnóbio, na residência dos pais no Itaim Paulista. As crianças estavam brincando e o entrevistado tinha uma câmera com o filme e decidiu registrar o momento em que as crianças estavam sentadas no sofá. Os filhos riscaram e desenharam no sofá.

período: Ano 1994

Recordações da juventude

Na foto: Maria José Ramos da Santana. Foi a primeira namorada e também sua professora da Escola Primária. A mãe da moça não aprovou o romance. O entrevistado não mostrou essa foto para sua esposa, disse que ela talvez não gostaria de saber que ele conserva a foto.

período: Ano 1976
tipo: Fotografia

Churrasco na casa do massagista "pé de ferro"

Na foto: Arnóbio, Nanci Edite Pinhela Naraia, Antônio Bezerra dos Santos e joão Rodrigues Barbosa. O entrevistado e outros amigos do massagista "pé de ferro" foram prestar solidariedade ao massagista que se recuperava da doença em que precisou amputar a perna. O sr. Barbosa foi o primeiro caseiro da primeira sub sede de Socorro.

período: Ano 1986
crédito: Acervo Pessoal - Xerox
tipo: Fotografia

Aviso sobre a fusão dos clubes da Light

Comunicado aos colegas da Light sobre a fusão dos clubes que geraram a Acel, distribuído aos funcionários e associados da então Acel, futura ADC.

Carteirinha da Acel

Primeira carteirinha emitida para os associados e dependentes da Acel, não esta preenchida, mas contém o logotipo da Acel.

Fichas de compras da Acel

Fichas eram trocadas na compra de chopp na festas da Acel, atrás do recibo estão algumas anotações não referentes a ele e sempre eram marcados com o nome da festa, apesar desse estar em branco. Contém o logotipo da Acel.

Livros de ponto da Acel

Um dos primeiros livros de ponto da Acel assinados pelo entrevistado, Arnóbio é funcionário n°003 da Acel

Registros de trabalho

Registro inicial na Empresa Pires (prestadora de serviços a Acel - 1978) posteriormente como fincionário efetivo na Acel em 01/03/1980. Consta pequena alteração de cargo na pagina 51 de auxiliar de serviços gerais para auxiliar dos serviços da administração. Na verdade, executa várias tarifas com essa denominação.

tipo: Documento

Projeto ADC – Eletropaulo Realização: Instituto Museu da Pessoa Entrevista de Arnóbio Luiz dos Santos Entrevistado Nelly Aguero Aronovich e Carmen Silva Natale São Paulo 20 de Setembro de 1994 Código: ADC_HV007 Revisado por: Beatriz Santos P- Bom então eu gostaria que você falasse seu no...Continuar leitura

Título: As luzes da metrópole

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo