Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Antonio Tibery Costa
Por: Antonio Tibery Costa, 23 de outubro de 2016

Arte Marcial Integrativba

Esta história contém:

Arte Marcial Integrativba

Nasci em Uberaba, Minas Gerais. e aos cinco anos comecei a treinar com meu pai. Não era um treino regular mas acontecia a cada semana. Ele conheceu jiu-jitsu no Rio de Janeiro quando ali morou. Treinou boxe, saltava corda muito bem e era um craque na barra. Praticava exercícios de Charles Atlas que ensinou a mim e a meu irmão. Era um esportista nato. Comentavam sua perseverança e habilidade e contam que pela manhã comia apenas uma banana e durante todo o dia aceitava desafios de qualquer um que aparecesse na praia e quisesse lutar.

Minha mãe, culta, educada e espiritualizada, era amante da poesia, pintura e filosofia. Por estímulo dela, com cerca de 10 anos, fiz um curso de pintura. Depois de casado, participei com ela de grupos de meditação, cultura antiga e filosofia. Ela aplicava massagem curativa em toda a família.

Aos 10 anos, aproximadamente, fui atropelado. Apesar de desmaiar e sofrer corte profundo na cabeça, saí ileso. O acidente motivou nossa mudanpça para um bairro mais afastado do centro. O terreno era grande e ali meu pai construiu nossa casa e uma academia ao lado. Toda a família treinava: meu pai eu e meus irmãos, Mindinha, Sandra e Marco Aurélio. Minha mãe fazia os kimonos.

Depois passamos a receber a orientação do Mestre Américo com quem treinamos regularmente. Era aluno de Medicina, grande conhecedor do jiu-jitsu e excelente professor. Outros alunos interessados vieram e o grupo aumentou. Não sei por que, mas a academia acabou fechando. Ficou o tatame que usamos para brincadeiras.

Brasília

Em 1960 meu pai veio para Brasília em busca de outras oportunidades e eu, um ano depois. Em 63 toda a família estava aqui. Em Brasília treinei Judô, mas por pouco tempo.

Passei a trabalhar. Casei-me com uma colega de trabalho, Socorro, minha mulher atual, com quem tivemos dois filhos, Christiane e Alexandre. A responsabilidade cresceu e passei a estudar com afinco. Passei em alguns concursos, tirei o bacharelado em...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.