Lays Lugão de Carvalho, nascida na cidade de Carangola nas serras mineiras, em 1932. Quando era pequenina mudou-se com a família para a Fazenda dos Coqueiros no estado de São Paulo onde viveu até os seus dezesseis anos. De volta a Minas, formou-se no magistério e posteriormente em pedagogia. Já casada e com quatro filhos, abre uma escola para crianças excepcionais iniciando sua trajetória na educação especial. Anos depois, já especializada em psicopedagogia, passa a trabalhar com idosos na manutenção da qualidade de vida, trabalho que realiza até a data desta entrevista.

imagens (3)

Destaque na Rádio

data (ou período): Ano 2020 Imagem de:

Sua meritória ação

data (ou período): 24/09/2002 Imagem de:

Memorial dos Apaixonados

data (ou período): Ano 2004 Imagem de:

Destaque na Rádio

Lays Lugão de Carvalho recebeu Diploma de Destaque pela rádio de Caratinga, onde morava no ano 2000, por suas ações beneficentes na cidade, como por exemplo, a criação de uma escola voltada para o ensino de crianças e adolescentes com necessidades especiais.

período: Ano 2020

Sua meritória ação

Em Caratinga, o mérito de Lays é indubitável. A fundação da APAE Caratinga, uma instituição de ensino voltada a crianças com deficiência, lhe rendeu diversas homenagens e prêmios. Dentre estes, ela destaca o Diploma de Mérito Legislativo outorgado pela Câmara de Vereadores do município, por ser um documento oficial da cidade que acolheu a sua escola.

período: 24/09/2002

Memorial dos Apaixonados

A escola para crianças excepcionais que Lays fundou na década de 1970 completou 30 anos em 2004. Como forma de celebrar e honrar a ocasião, compilou-se um livro. Na capa, tem-se a fundadora, Lays, cercada de fotos dos estudantes que passaram pela APAE.

período: Ano 2004
tipo: Documento

Projeto Conte Sua História Realização: Instituto Museu da Pessoa Entrevista de Lays Lugão de Carvalho Entrevistada por Fernanda Micoski da Costa e Larissa Carvalho Guilhoto São Paulo, 06 de setembro de 2022 Código: PCSH_HV1244 Transcrito por Waleska Praxedes Revisado por: Isaura maria Ribeiro...Continuar leitura

Título: Aprender para florescer

Data: 26/10/2021

Local de produção: Brasil

Personagem: Lays Lugão de Carvalho Entrevistador: Fernanda Micoski da Costa Entrevistador: Larissa Guilhoto Transcritor: Waleska Praxedes Revisor: Isaura Maria Ribeiro Bonavita Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.