Em São José do Rio Marau, município de Maués, no interior do Amazonas, nasceu Euro Alves, da etnia Sateré-Mawé, em 10 de abril de 1977. Desde o nascimento tem um histórico de dificuldades e de superação. Lembra, com saudades, dos avós que o criaram. O cuidado do avô que caçou e pescou para alimentá-lo, para criá-lo. Lembra do riozão e das flechinhas que o avô fazia e ele no mato, de cima da canoa, flechando. Lembra de quando era “um curumim sapeca e danado” que já pescava, caçava como gente grande para ajudar no sustento. Lembra também que vieram as responsabilidades, os sonhos, as lutas e as conquistas. O casamento aos quatorze anos; professor aos dezoito; os desafios para se formar; o desejo de seguir em frente com a educação sempre fazendo a diferença em sua comunidade. Foi assim enquanto estudante, no ensino fundamental e no médio, como professor, como gestor de escola, no Igarité e no seu protagonismo para a preservação da sua língua e da sua cultura.

Sou do interior do estado do Amazonas, nasci no município de Maués, na comunidade de São José do Rio Marau, em 10 de abril de 1977. Sou da etnia Sateré-Mawé; e me chamo Euro Alves. Meu nascimento está associado a uma história muito triste, posto que a gravidez não planejada da minha mãe re...Continuar leitura

Projeto Minha História, Sua História, Nossa História Depoimento de Euro Alves Entrevistada por Marcia Trezza e Tereza Farias Manaus, 30/04/2018 Realização Museu da Pessoa HTC_HV21_Euro Alves Transcrito por Mariana Wolff Revisado e editado por Paulo Rodrigues Ferreira P/1 – Euro, para a gente...Continuar leitura

Título: Aprendendo com a preservação cultural

Local de produção: Brasil / Amazonas / Manaus