Fernando Almeida nasceu na década de 1950 no Rio de Janeiro, morou durante sua juventude na Ilha do Governador. Nessa época não havia violência e a ilha tinha sua fauna e flora bastante conservada. Fernando muito ligado a natureza e ao mar, escolheu se graduar em Engenharia Sanitarista por conta de sua inclinação a ciências exatas. Teve a oportunidade de fazer mestrado em Nova Iorque, tendo assim se envolvido mais com a questão ambiental. Tornou-se professor universitário e ministrou cursos na COP; teve um programa de rádio sobre desenvolvimento sustetável na CBN; e escreveu o livro "O bom negócio da Sustentabilidade", publicado em 2002. Fernando defende a democratização do debate sobre questão ambiental, usando linguagem coloquial; é adepto do conceito de eco-eficiência e destruição criativa. Atualmente, seu trabalho é lidar com o meio empresarial, uma de suas frases é: "não há empresa saudável em sociedade falida", para ele deve haver um envolvimento entre a questão social, econômica e os recursos naturais. Sua vontade para o futuro é, profissionalmente, se dedicar à formação de lideranças em sustentabilidade, uma vez que "a questão da liderança, vai determinar a velocidade da mudança".

Entrevistado por Stela Tredice e Carolina Ruy São Paulo, em 22 de março de 2006 Realização Museu da Pessoa Entrevista BIO_HV011 Transcrito por Anabela Almeida Costa e Santos Revisado por Wini Calaça P/2- Eu queria que o senhor começasse falando o seu nome completo, local e data de nascimento...Continuar leitura

Título: Ainda há tempo de mudança...

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Autor: Museu da Pessoa Personagem: Fernando Alves de Almeida