Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 15 de julho de 2022

Agricultor de gente

Esta história contém:

Agricultor de gente

Vídeo

Quando eu saí da roça para a cidade, eu ampliei um pouco o meu campo de sonhos e tudo mais. E quando eu saí de São Desidério e fui para Luziânia, em Goiás, lá é um centro um pouco maior, não só o ambiente. Mas o fato de estar mais longe de casa também me levou a amadurecer em algumas áreas, em alguns relacionamentos, ouvir algumas coisas, relevar muitas coisas, porque eu não estava no meu habitat de proteção. Isso me ajudou a ter um autocontrole das minhas atitudes, ações, reações. E quando eu finalmente voltei, retornei em 77 para Barreiras, comecei a trabalhar em comércio local e depois fui para o banco, e de lá eu me criei para o grupo Mimoso, onde eu fui desafiado a vender uma cidade. (risos) Vender uma cidade, foi essa a proposta, porque quando o senhor Arnaldo abriu um posto em Mimoso, a ideia dele, em 1980, era de fazer uma cidade. Ele viu que era impossível fazer a cidade no meio do nada, aí ele abriu um posto de gasolina com o nome de Mimoso e abriu uma conta conosco no banco.

Eu era tesoureiro, e pensa em uma pessoa agradável para você estar junto; eu deixava o que estava fazendo no banco e ia atender ele. Só que em 86, por razões pessoais, pedi demissão do banco. Ele chegou no banco e não me achou; pediu para o genro dele me ligar e dizer: “Olha, diga para o Ivan que eu tenho uma cidade para ele vender para mim”.

Fiquei meio desnorteado naquele momento. “O que é que eu vou fazer? Eu nunca fiz isso na minha vida”. E como cristão eu peguei aquele mapa, estendi ele sobre a mesa, o primeiro mapa da cidade, que era o Loteamento Mimoso do Oeste. Coloquei as mãos sobre ele… Eu me lembro que fiz exatamente essa oração: “Deus, que esse lugar seja conhecido pelo teu nome.” Porque a soja já começava a despontar e outras coisas, mas o meu sentimento naquele momento era que Deus fosse o que sobressaísse nesse lugar mais do que qualquer outra coisa. E desde então eu tenho visto Deus abençoar essa terra de uma...

Continuar leitura
fechar

Inauguração do escritório da Carig

Primeira publicidade do loteamento de Mimoso do Oeste, atualmente Luís Eduardo Magalhães - BA.

período: 15/09/1986
local: Brasil / Bahia / Luís Eduardo Magalhães
história: Agricultor de gente
crédito: acervo pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Casamento

Foto do casamento de Ivan, no Clube dos Sargentos e Sub-tenentes de Barreiras. Junto aos noivos, sr, Arnaldo e d. Lilia.

período: 12/10/1995
local: Brasil / Bahia / Barreiras
história: Agricultor de gente
crédito: acervo pessoal
tipo: Documento
Palavras-chave:

Reconhecimento de Deus por essa terra

Ivan com sua esposa e sogros, na 2a Festa da Colheita.

período: Ano 1998
local: Brasil / Bahia / Luís Eduardo Magalhães
história: Agricultor de gente
crédito: Vespasiano Neves
tipo: Fotografia
Palavras-chave:

Dados de acervo

Título: Agricultor de gente

Data: 15 de julho de 2022

Local de produção: Brasil / Bahia / Luís Eduardo Magalhães

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios